Ministério da Cultura analisa com parceiros Carnaval 2019

Ministério da Cultura analisa com parceiros Carnaval 2019

A preparação do Carnaval 2019 e a actualização do regulamento do Entrudo marcaram nesta Sexta-feira o encontro entre a direcção do Ministério da Cultura, membros da Associação Provincial do Carnaval de Luanda e de grupos carnavalescos

A província conta actualmente com 56 monumentos e sítios, dos quais 49 por classificar e sete classificados, com destaque para o monumento histórico e cultural do Rei Mandume Ya Ndemufayo, localizado em Oihole, e o monumento do Mufilo, em Ombadja.

Festus Tuyeikelao falava a propósito da conservação dos monumentos e sítios históricos, admitiu que, graças à colaboração da população local, a conservação e preservação do vasto património material e imaterial de elevado valor cultural tem sido possível, através da realização de campanhas de limpeza e da delimitação dos espaços.

Realçou que essas iniciativas são de capital importância para o resgate e garantia da permanência da identidade cultural, razão pela qual a instituição tem trabalhado com as próprias comunidades, administrações locais e autoridades tradicionais.

O património cultural regista um importante passo na conservação de parte do seu acervo através da iniciativa local, ao colocar em prática acções que intervirão directamente na manutenção de importantes monumentos distribuídos na região .

Para o responsável, a preservação e manutenção do património cultural constitui um grande desafio da actualidade, uma vez que a instituição não dispõe de condições materiais e técnicas para o efeito. Relativamente aos sítio histórico, detaca-se a Ombala Gra