Músicos aconselhados a apostar na melhoria do conteúdo das composições

O apelo foi feito pelo director do Instituto Politécnico de Arte, Eusébio Pinto, no âmbito do Dia Mundial da Música assinalado na Segunda-feira, 1 de Outubro.

O director do Instituto Politécnico de Arte (CEARTE), Eusébio Pinto, destacou na Segunda-feira, em Luanda, a necessidade de os músicos angolanos apostarem mais na formação, com o intuito de se dotarem de ferramentas e conhecimentos científicos que lhes permitam colocar no mercado produtos com a qualidade desejável para o consumo público. Eusébio Pinto, que falava no âmbito Dia Mundial da Música, que se assinalou no dia 1 do corrente mês, afirmou que actualmente a qualidade melódica está a sobrepor-se ao conteúdo das letras das músicas, razão pela qual os artistas devem olhar para este segmento e apostar na sua melhoria. Felicitando os músicos pela data, o responsável aconselhou os artistas que têm alguma dificuldade na vertente da composição para socorrerem- se dos mais experientes e desta forma colocarem ao dispôr dos consumidores produtos que contribuam positivamente para a formação do público.

“O mercado angolano tem bons compositores e estes podem ajudar os demais, melhorando as letras das músicas em termos de arrumação de ideias e mensagens que se quer transmitir”, reforçou. Eusébio Pinto avançou que o CEARTE, dentro das suas atribuições, tem a formação musical de quatro anos, concretamente no plano pedagógico, criação e interpretação, com o objectivo de dotar os formandos de conhecimentos científicos que podem contribuir e ajudar os músicos a melhorarem em termos de conteúdo as letras musicais. Aém dos cursos de quatro anos, informou que a instituto está também a pensar na institucionalização de cursos de curta duração para os artistas já com uma carreira consolidada. Infelizmente, de acordo com o responsável, o mercado musicalmente angolano tem registado o aparecimento de alguns artistas com uma passagem efémera, visto que não conseguem segurar a carreira por falta de bases. O Dia Mundial da Música foi instituído em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que integra vários organismos e individualidades do mundo da música.