Primeiro-ministro do Japão anuncia novo ministro da Defesa

Primeiro-ministro do Japão anuncia novo ministro da Defesa

O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe substituiu nesta Terça-feira o ministro da Defesa, como parte de uma reforma do seu gabinete.

Itsunori Onodera, titular da pasta da Defensa desde Agosto de 2017, deixará o cargo e será substituído por Takeshi Iwaya, de 61 anos, um veterano da política que já foi vice-ministro da Defesa e vice-ministro das Relações Exteriores. O porta-voz do Governo, Yoshihide Suga, que mantém o cargo, anunciou a formação do novo ministério, no qual permanecem nos seus postos os ministros das Finanças, Taro Aso, e das Relações Exteriores, Taro Kono. O ministro do Comércio e Indústria, Hiroshige Seko, e o ministro da Revitalização Económica, Toshimitsu Motegi, também continuam nos seus cargos. A reforma ministerial foi definida após a reeleição de Abe como líder do Partido Liberal Democrático (PLD), o que abre o caminho para que ele se transforme no primeiro-ministro que passou mais tempo no cargo na história do Japão.

Depois de conquistar o terceiro mandato à frente do PLD, que está há quase meio século no poder praticamente sem interrupção, Abe prometeu levar adiante o seu projecto de reforma da Constituição pacifista do Japão. Iwaya assumirá o cargo num momento de tensão com a Coreia do Norte, apesar das negociações em curso que visam a desnuclearização da península coreana. Num documento divulgado em Agosto, o Ministério japonês da Defesa classifica a Coreia do Norte de “ameaça grave e iminente”. Entre as mudanças no Governo está Satsuki Katayama, que assume o Ministério do Desenvolvimento Económico das Regiões, a única mulher do novo Executivo. O gabinete anterior tinha duas ministras.