8ª. edição dos Prémios SIRIUS com plataforma online para candidatura

8ª. edição dos Prémios SIRIUS com plataforma online para candidatura

A 8ª edição dos Prémios Sirius tem como objectivo garantir maior equidade e igualdade de oportunidades para que cada cidadão possa participar com o seu trabalho, perseverança e capacidade empreendedora no esforço colectivo de ultrapassar quaisquer obstáculos e contribuir para o progresso da Nação

POR: Borges Figueira

Os membros do júri da 8ª edição dos Prémios SIRIUS, presidido por Laurinda Hoygaard e pelo presidente da Deloitte, Duarte Galhardas, apresentaram nesta quarta-feira, em Luanda, a nova plataforma online onde as empresas poderão candidatar-se nas distintas categorias do evento que vai decorrer no próximo mês (Novembro) numa das unidades hoteleiras da capital angolana. A 8ª edição dos Prémios SIRIUS é uma iniciativa Deloitte que visa reconhecer as boas práticas na gestão das empresas e na actuação dos empresários, empreendedores e gestores e contribuir para a criação de uma cultura empresarial de excelência.

As categorias a concurso na 8ª edição dos Prémios SIRIUS são: empresa do ano do sector financeiro; firma do ano do sector não financeiro; melhor relatório de gestão e contas do sector financeiro; melhor relatório de gestão e contas do sector não financeiro; melhor gestor do ano; melhor empreendedor do ano; melhor programa de responsabilidade social; melhor programa de desenvolvimento do capital humano; melhor projecto de investimento directo estrangeiro e melhor empresa exportadora. De acordo com a presidente do júri, Laurinda Hoygaard, “este ano lançámos uma plataforma online onde as empresas se podem candidatar aos prémios SIRIUS, cujo prazo limite para apresentação de candidatura decorre até dia 8 de Outubro”. Podem candidatar-se entidades jurídicas registadas, que operem em Angola, e que tenham, no último ano, um número igual ou superior a 200 empregados ou um volume de facturação igual ou superior a USD 3.000.000, ou a um valor correspondente em Kwanzas (AKZ).

Para, Duarte Galhardas, presidente da Deloitte Angola, “Ano após ano, temos contribuído para a promoção de uma cultura assente nos valores de rigor, transparência e excelência. Hoje podemos afirmar que o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos tem tido um impacto crescente no mercado, razão pela qual temos cada vez mais qualidade na informação analisada, mais rigor nos processos e uma governação mais transparente”. Os Prémios SIRIUS, este ano na sua 8ª edição, têm lugar num contexto particularmente importante para o país, cujas mudanças nas esferas política, social e económica se impõem. A crise económica mundial dos últimos anos está a ser paulatinamente ultrapassada e substituída pela retoma do crescimento que, embora ainda tímido, transmite aos agentes económicos e às sociedades novos sinais de esperança, cujos indicadores Angola também absorve, acrescentou. O Júri desta edição, constituído por um corpo independente, isento e de reconhecida notoriedade, é composto por: Laurinda Hoygaard (presidente), Henda Inglês, José Severino, Fernando Pacheco e Gilberto Luther. Os nomeados para as categorias dos Prémios SIRIUS serão conhecidos durante o mês de Novembro e os vencedores serão revelados na gala de entrega de prémios que terá lugar a 29 de Novembro, em Luanda.

Presidência do júri

A 8ª edição dos Prémios SIRIUS conta com Laurinda Hoygaard na qualidade de presidente, esta nomeação respeita o regulamento dos Prémios SIRIUS no que toca à rotatividade da presidência do júri e à duração de dois anos de cada mandato. Os Prémios SIRIUS serão atribuídos mediante a avaliação dos nomeados pelo júri, isento, independente e de indiscutível credibilidade.

Sobre a Deloitte

A “Deloitte” refere-se a uma ou mais firmas membro e respectivas entidades relacionadas da rede global da Deloitte Touche Tohmatsu Limited (“DTTL”). A DTTL (também referida como “Deloitte Global”) e cada uma das firmas membro são entidades legais separadas e independentes. A DTTL não presta serviços a clientes. A Deloitte é líder global na prestação de serviços de audit and assurance, consulting, financial advisory, risk advisory, tax e serviços relacionados. A rede de firmas membro compreende mais de 150 países e territórios e presta serviços a quatro em cada cinco entidades listadas na Fortune Global 500.