Angola e Japão preparam acordo de protecção de investimentos

Angola e Japão preparam acordo de protecção de investimentos

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, procedeu à entrega, no Sábado, 6, de uma mensagem do Presidente da República, João Lourenço, ao primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, na qual o PR manifesta o desejo de aprofundar as relações de cooperação e de assistência entre os dois países.

Na mensagem, o Chefe de Estado angolano manifesta o desejo de aprofundar as boas relações de cooperação e de assistência existentes entre os dois países desde 1976. Segundo um comunicado do Ministério das Relações Exteriores enviado a OPAÍS, Manuel Augusto trabalhou durante o final de semana no Japão, onde participou na reunião ministerial preparatória da VI Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD 2019), na qualidade de enviado especial do Presidente da República.

Na ocasião, o chefe da diplomacia angolana felicitou o seu homólogo japonês, Taro Kono, pela sua recondução, no início do corrente mês, ao cargo de ministro dos Negócios Estrangeiros, e formulou um convite para visitar a República de Angola ainda este ano, no âmbito do aprofundamento das relações de cooperação entre os dois países. Por sua vez, de acordo com a nota, o ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão agradeceu o convite, tendo as partes acordado em trabalhar para a concretização da referida visita. Os dois interlocutores concordaram em trabalhar para a rápida conclusão das negociações para assinatura dos acordos de “Protecção Recíproca de Investimentos” e o “Acordo de Cooperação Técnica”. A VIl Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD 2019) está agendada para 28 a 30 de Agosto de 2019, em Yokohama, Japão.