Presidente espanhol tem ‘enorme preocupação’ com eventual vitória de Bolsonaro

Presidente espanhol tem ‘enorme preocupação’ com eventual vitória de Bolsonaro

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, manifestou nesta Terça-feira a sua “enorme preocupação” com a eventual eleição de Jair Bolsonaro para a presidência do Brasil e um possível abandono do Acordo de Paris sobre o Clima.

“É uma enorme preocupação […] que um país tão importante como é o Brasil possa sair do Acordo de Paris (adotado em 2015) quando temos a informação, por parte de cientistas das Nações Unidas, alertando sobre as consequências imediatas que estamos a sofrer com o aquecimento global”, declarou Sánchez numa reunião em Madri com o presidente chileno, Sebastián Piñera. Sánchez assinalou ainda a sua “enorme preocupação” com “uma agenda que não tem nada a ver com os princípios e os valores que […] compartilhamos com muitas outras sociedades, tais como são a igualdade de gênero e os valores que têm a ver com a democracia”. Sebastián Piñera elogiou o programa económico de Jair Bolsonaro, mas admitiu que o candidato gera “grande incerteza”.

“Os sinais que está a dar sobre a abertura da economia brasileira, reduzir o déficit fiscal, reformar a Previdência e reduzir o tamanho do sector público com privatizações é o que um país como o Brasil, um gigante, precisa”, declarou o líder chileno durante o fórum económico organizado pelo jornal El País. O programa económico de Bolsonaro “vai na boa direcção”, mas a sua eventual vitória cria também “uma grande incerteza” pois “as pessoas votaram mais contra os demais políticos do que a favor de Bolsonaro”.Piñera destacou que discorda de qualquer “conduta discriminatória que atente à diversidade, contra as mulheres, contra os direitos humanos ou que signifique conduta racista”, referindo- se à denunciada postura de Bolsonaro, mas recordou que o “Brasil é um grande parceiro e amigo do Chile”.