loader

Primeira exposição de Bozene Lebwele é apresentada amanhã na Galeria Tamar Golan

A mostra com o título “Um Passo Para o Futuro” é um conjunto pictural resultante de vários desafios e ficará patente ao público até 5 de Novembro, de Segunda a Sábado, podendo ser visitada das 12 H 30 às 19 H30.

“Um Passo Para o Futuro”, a primeira exposição de artes plásticas do pintor angolano Bozene Lebwele, será inaugurada esta Sexta-feira,12, na Galeria Tamar Golan, em Luanda. A mostra está aberta ao público até 5 de Novembro e é constituída por 22 obras em acrílico sobre tela. É um conjunto pictural resultante de vários desafios. Ao caminhar em direcção ao futuro, o artista destaca o progresso e melhorias, e marcha a passos largos, desafiando os obstáculos que se impõem no seu caminho. Em “Um Passo Para o Futuro”, Bozene Lebwele retrata também o primeiro grito do ser humano ao chegar ao mundo, bem como  a sua primeira filosofia para se manter de pé e dar os seus primeiros passos. O artista mostra-nos as suas paletas cromáticas quentes, plenas de energia, explosivas, onde utiliza muito bem um estilo de gotejamento à Jackson Pollock, referência do expressionismo abstracto. Com um percurso ainda que embrionário, marcado pela tarimba da Academia de Belas Artes e pela passagem por alguns bons ateliers, Bozene é mais um dos jovens artistas angolanos emergentes, que conta com o apoio da Fundação Arte e Cultura e da Galeria Tamar Golan.

Percurso

Bozene Lebwele Nzinga nasceu a 16 de Junho de 1980 em Mbanza Kongo, capital da província do Zaire e começou a estudar artes plásticas aos 15 anos. Prosseguiu os estudos de arte na Academia de Belas Artes da capital congolesa, obtendo o grau de Bacharel em 2011. Antes disso, no entanto, já frequentava o atelier de escultura do seu pai, Griffe Bozene. Hoje é membro do Atelier Mawete. Depois de marcar presença em várias exposições colectivas entre 2010 e 2016, realiza agora a sua primeira exposição individual na Galeria Tamar Golan.

Galeria

A Galeria Tamar Golan é um projecto cultural inovador e alternativo, focado na promoção das artes plásticas angolanas e no apoio aos jovens talentos emergentes. Criada em 2013, ano em que a Fundação completava o seu 7º aniversário, a Galeria Tamar Golan está situada na histórica baixa de Luanda.

Últimas Notícias