58%: se a segunda volta fosse hoje, Bolsonaro vencia

58%: se a segunda volta fosse hoje, Bolsonaro vencia

Primeira pesquisa Datafolha mostra o candidato do Partido Social Liberal (PSL) destacado, subindo a votação em mais de 10 pontos, relativamente à primeira volta das eleições brasileiras. Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT), arranca para a segunda volta com 42% das intenções de voto.

Ainda agora começou o sprint final, mas as perspectivas não alteram muito a votação dos brasileiros na primeira volta das presidenciais de Domingo. Se a segunda volta fosse hoje, Jair Bolsonaro voltaria a vencer destacado, apesar da subida considerável de Fernando Haddad: 58% para o candidato do PSL (foram 46% na votação de Domingo) contra 42% para o do PT, que junta aos seus 29% da primeira volta os votos de outros candidatos que já não estão na corrida.

Ou seja, na primeira sondagem realizada pela Datafolha depois da primeira volta, ambos os candidatos sobem mais de 10 pontos percentuais. O que potencia para dia 28 um resultado semelhante ao do último Domingo: Haddad fica mais próximo dos 50% (+13 pp), mas Bolsonaro parece também conquistar muitos novos votos (+12 pp). É o que revela o resultado da pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, noticiado pela Folha de São Paulo, que utiliza o critério dos votos válidos, ou seja, exclui votos brancos nulos e indecisos. Mesmo incluídos todos os votos a tendência não se altera, embora o resultado saia um pouco diluído: 49% para Bolsonaro, 36% para Haddad – há cerca de 6% de indecisos, segundo a Folha, que noticia este inquérito a mais de 3 mil pessoas em 227 municípios do Brasil. Com os votos a chegar de todo o Brasil, Bolsonaro voltaria a só não ganhar no Nordeste, que pertence ao PT.