loader

Ciclo de cinema saúda XVIII Semana da “Língua Italiana”

Entre os dias 15 e 18 do corrente mês decorrerá, no auditório “Pepetela”, a exibição de três filmes nos géneros comédia, drama e documentário

POR: Antónia Gonçalo

Arranca na Segunda- feira, 15, às 18 horas, no Auditório Pepetela do Camões/ Centro Cultural Português (CCCP), o Ciclo de Cinema Italiano, visando saudar a XVIII Semana da Língua Italiana. As apresentações, que decorrerão até 18 do corrente mês, serão realizada pelo Camões Centro Cultural Português em parceria com a Embaixada de Itália, e permitirão a exibição de três filmes nos géneros comédia, drama e documentário.

Trata-se dos filmes “Riuscirano i nostri eroi a ritrovare l’amico misteriosamente scomparso in África”, “Le conseguenze dell’amore” e “Sindone – História de um mistério”, que constam na agenda de actividades, manifestação que é realizada em todo o mundo pela rede cultural e diplomática italiana no exterior. Nesta edição, as actividades decorrem sob o lema “O italiano e a rede, redes para o italiano”. A referida acção é realizada anualmente na terceira semana do mês de Outubro e é dedicada a um tema específico, que funciona como fio condutor de um extenso programa cultural sobre a difusão da língua italiana.

Outras actividades

As actividades prosseguem no dia 19 com a conferência “Aprenda italiano em duas horas”, no Centro Cultural Português Brasil-Angola (CCBA). O encontro será ainda abrilhantado com a presença do músico italiano, Roberto Rosati que cantará um dos seus temas de sucesso. Já no dia 22 será realizada a conferência com o tema “Enrico mattei e África – uma revolução no sistema energético mundial”, no memorial Doutor António Agostinho Neto. A mesma será apresentada pela historiadora italiana Giulia Strippoli.

Sinopse

O filme “Riuscirano i nostri eroi a ritrovare l’amico misteriosamente scomparso in África”, fantasia do realizador Ettore Scola, narra a aventura de Fausto di Salvio (Alberto Sordi) e Ubaldo Palmarini (Bernard Blier), na procura em Angola do cunhado de Sálvio, de quem não têm notícias há anos. Entre aventurosas peripécias, acabam por encontrá-lo e convencêlo a voltar para casa, onde a sua esposa, a civilização, o bem-estar esperam por ele. “Le conseg uenze dell’amore” Género, drama, crime e romance escrito e realizado por Paolo Sorrentino Elenco, conta a história de Titta Di Girolamo , que tem uma vida enfadonha. A personagem vive num hotel na Suíça há quase 10 anos e passa os seus dias à espera de que algo aconteça. Com uma rotina rígida, Titta ignora os que estão à sua volta . O documentário “Sindone- História de um Mistério”, com direcção de Omar Pesenti, textos e roteiro de Andrea Tornielli, Marco Roncalli e Massimo Vavassori, apresentado pelo Centro Televisivo Vaticano (CTV) foi produzido por ocasião da ostentação extraordinária do Santo Sudário que ocorre por estes dias na Catedral de Turim, e por ocasião da visita que o Papa Francisco realizará à cidade italiana entre os dias 21 e 22 de Junho.

Últimas Notícias