Concorrentes à liderança da JURA conhecidos esta Sexta-feira

Concorrentes à liderança da JURA conhecidos esta Sexta-feira

Os candidatos definitivos para disputarem a liderança da JURA, braço juvenil da UNITA, são conhecidos esta Sexta-feira, dia em que a Comissão Eleitoral do IV Congresso ordinário divulga os resultados do apuramento, bem como o sorteio do posicionamento dos concorrentes no boletim de voto.

No princípio desta semana, a Comissão Eleitoral notificou sete dos oito candidatos para suprirem insuficiências na documentação apresentada. Elsa Pataco, a única mulher a concorrer ao cadeirão mais alto da JURA, é a que, até Domingo, 7, tinha a documentação em dia, ao passo que os outros concorrentes foram obrigados a apresentar o que faltava. De entre os oito concorrentes, Alicerces (Aly) Mango, secretário-geral cessante, concorre à sua sucessão, e, caso pretenda continuar a dirigir esta força política juvenil, terá de mostrar argumentos convincentes, já que o seu mandato foi marcado por fraca produtividade, segundo fontes da própria UNITA.

Para essa empreitada, Aly Mango, que substituiu Mfuca Muzemba a meio do mandato, acusado de ter aceite suborno e atropelo aos estatutos, vai enfrentar Custódio Lopes, Manuel Ekuikui, António das Dores Miguel, Oseias Chilemba, Samuel Sabino e Rafael Mukanda. Aly Mango, filho do antigo secretário- geral da UNITA Alicerces Adolosi Mango, segundo fontes, conta com o apoio de alguns membros do Comité Permanente da Comissão Política (CPCP), órgão decisório da UNITA, em reconhecimento da militância do seu progenitor, falecido em Luanda no conflito pós-eleitoral de 1992. Apesar deste suposto apoio, segundo as fontes deste jornal, Aly não terá facilidades, pois Manuel Ekuikui, Elsa Pataco e Oseias Chilemba, este último filho do reformado general das Forças Armadas Angolanas (FAA) Apolo Yakuvela, contam com uma falange de adeptos. Prudentes, as nossa fontes acrescentam que se espera por um conclave renhido devido ao número de candidatos, ao contrário dos anteriores, que tiveram poucos concorrentes.