loader

Ministro das Relações Exteriores a caminho da Guiné Equatorial

O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, viajou para Malabo, capital da Guiné Equatorial, onde vai participar na cerimónia alusiva ao 50º aniversário da Independência deste país, que se assinala esta Sexta-feira, 12.

Segundo uma nota do MIREX enviada a OPAÍS, o chefe da diplomacia angolana participará na qualidade de enviado do Presidente da República, João Lourenço, e é portador de uma mensagem do estadista angolano para o seu homólogo equato- guineense, Teodoro Obiang Nguema. A República de Angola e da Guiné Equatorial mantêm relações muito fortes há já longos anos. Recentemente, concluíram um Acordo de Isenção de Vistos em passaportes diplomáticos e de serviço, que vigora desde Maio deste ano. As autoridades dos dois países têm trabalhado no sentido de diversificar a cooperação, adoptando meios que ajudem a identificar interesses comuns, com benefícios recíprocos.

A cooperação nos domínios da aviação civil e pescas, aproveitando a extensão marítima dos dois países, tem sido equacionada em benefícios dos dois Estados. Manuel Augusto vai à Malabo depois de ter integrado a comissão presidencial que, de Segunda a Quarta-feira (8 a 10 de Outubro) efectou uma visita de dois dias à República Popular da China. Nos dias 6 e 7 deste mês, o ministro das Relações Exteriores esteve no Japão, onde participou na preparação da sétima edição da Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD VII), agendada para Agosto de 2019.

Últimas Notícias