Parlamento com novas vice-presidentes

Parlamento com novas vice-presidentes

Emília Carlota Dias e Suzana de Melo são agora a primeira e segunda vice-presidentes da Assembleia Nacional (AN).

A votação para eleição das deputadas aos referidos cargos decorreu ontem, Terça-feira, 12, durante uma reunião plenária extraordinária da IV legislatura. Emília Carlota Dias, que exercia o cargo de primeira secretária de mesa, foi eleita primeira vice-presidente da AN por unanimidade com 175 votos, e substituiu Joana Lina, nomeada em Setembro último para o cargo de governadora do Huambo. Por sua vez, Suzana de Melo foi eleita segunda vice-presidente da AN com 171 votos a favor, quatro contra e nenhuma abstenção. A deputada substituiu Higino Carneiro, que passa agora a exercer a função de deputado. No encontro, foi também eleito por unanimidade Raul Lima para o cargo de primeiro secretário de mesa, em substituição de Carlota Dias, com 175 votos.

Manuel Dembo também foi eleito por unanimidade, mas com 174 votos devido à ausência momentânea de um dos deputados do plenário. Dembo substitui Raul Lima no cargo de segundo secretário de mesa. As eleições foram solicitadas, em carácter de urgência, pelo grupo parlamentar do MPLA. A votação que deveria acontecer por meio do voto secreto teve votação por mão levantada, devido à solicitação por meio de um requerimento multipartidário assinado por 10 deputados, que alegaram celeridade neste processo de votação. O documento passou pelo crivo do plenário com 172 votos a favor, 3 abstenções e nenhum voto contra. Na mesma reunião, por solicitação do grupo parlamentar do MPLA, houve transferência de deputados de uma comissão para outra. Trata-se de Ruth Mendes que foi transferida da Comissão de Família, Infância e Acção Social para comandar a 5ª Comissão, de Economia e Finanças, em substituição de Diógenes Oliveira.

O deputado Victor Kajibanga é agora presidente da 6ª Comissão, que integra a Saúde, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, em substituição de Manuel da Cruz Neto. Nuno Albino é presidente da 7ª Comissão, de Cultura, Assuntos Religiosos, Comunicação Social, Juventude e Desportos, em substituição de Paulo Pombolo. Tomás da Silva foi transferido da comissão de Mandatos, Ética e Decoro Parlamentar, 9ª Comissão, e passou para a 4ª Comissão, de Administração do Estado e Poder Local, tendo sido designado presidente, em substituição de Virgílio Tyova. A reunião plenária de abertura da 2ª sessão legislativa da IV Legislatura acontece na próxima segunda- feira, 15, altura em que o Presidente da República, João Lourenço, vai falar sobre o Estado da Nação.