Governo de Luanda enaltece a erradicação de cataratas

Governo de Luanda enaltece a erradicação de cataratas

Durante a campanha foram observados 3124 pacientes com diagnóstico positivo. Dos pacientes com catarata 251 foram operados e 804 estão na lista de espera

O governador de Luanda, Adriano Mendes de Carvalho, enalteceu ontem, Sábado, o trabalho da fundação Elena Barraquer e da empresa angolana Oshen Healthcare, na campanha de erradicação de cataratas. “Queremos agradecer, é uma grande organização e noto no semblante dos cidadãos beneficiados que estão completamente satisfeitos”, declarou.

Adriano Mendes de Carvalho informou que o Governo da província tem um programa de saúde 2018-2022 e neste âmbito tem levado muitos assuntos à discussão, augurando que acções do género abarquem também outras especialidades como ortopedia e cardiologia. Em relação aos 804 pacientes diagnosticados com catarata e que se encontram na lista de espera, informou que vai discutir com a organização mecanismos de encurtar o tempo para a realização da próxima campanha, aprazada para o próximo ano.

O governador disse ser difícil trazer para o país uma equipa como a Fundação Barraquer, porque trabalham também em outros países, além de Angola. Para Adriano Mendes de Carvalho, o Governo de Luanda tem que acertar com o Ministério da Saúde e com a Direcção Provincial mecanismos para a formação de mais quadros que possam dar respostas a situações do género.

A campanha decorreu durante sete dias no Hospital Geral de Luanda e foram operados 251 cidadãos, com apoio de técnicos angolanos. Durante a campanha foram observados 3124 pacientes com diagnóstico positivo. Dos pacientes com catarata, 251 foram operados e 804 estão na lista de espera.