Carta do leitor: Época balnear = Alerta máximo

Carta do leitor: Época balnear = Alerta máximo

Bom dia, compatriotas do Jornal OPAÍS! Sou o Amado Francisco, morador do bairro Trinta e Dois, quem vai ao Ramiros. Para quem não sabe, o bairro Trinta e Dois ganhou este nome pelo facto de surgir no KM32, da mesma forma que ganhou o bairro Trinta (nas mesmas imediações), bem como o mercado do KM30 (em Viana, se preferirem).

Vivo numa zona que agora ficou previlegiada para os banhistas de renda baixa, como eu, já que boa parte das praias em melhores condições foram privatizadas pelos “VIP’s” deste país. Depois da praia dos Generais, que várias vezes os Bombeiros chamam atenção aos banhistas para não fazerem o uso da mesma(mas estes insistem), na zona Sul a praia que se segue é a do KM32.

Nestes dias de muito sol e consequente calor, esta praia, como não podia deixar de ser, regista um número considerável de banhistas e, a Estrada Nacional 100, muito movimento. Jovens inconsequentes, condutores alcoolizados, entre outro tipo de atitudes, infectam a nossa zona, cujos resultados vão desde os menos graves aos mais graves.

Menos graves são o engarrafamento que se regista na zona, principalmente nas horas 17 e 18, quando alguns dos banhistas decidem abandonar, bem como a falta de táxi e o consequente número de peões a andar longas distãncias à pé, ao longo da EN100, com cerveja na mão, de roupa de banho e sem obedecer às regras.

Os mais graves, como já devem imaginar, são os casos de acidente de viacção que acontecem nesta zona, muitos deles causados por condutores em estado de embriaguez, que decidem, também por força do ilusionismo, fazer ultrapassagem por cima das curvas e contracurvas que existem nesta estrada. Só quem anda todos os dias por esta via sabe a quantidade de curvas e contracurvas que existem e o tipo de prudência que o motorista deve ter ao trilhar a EN100.

Infelizmente, muitos dos acidentes que ali acontecem, segundo as várias testemunhas, são ou foram provocados por condutores que não fazem o uso constante daquela estrada; que não conhecem o perigo que representa aquelas curvas; que armam-se em “Filipe Massa ou Rossi”, colocando em risco a vida de muitos cidadãos.

Entre os mais graves está ainda o atropelamento, também por não observância das regras de trânsito por parte dos condutores que se dirigem à praia. Quero, com esta missiva, pedir encarecidamente, e porque a populução do KM32 já está cansada de registar acidentes de viação, atropelamentos, confusão nas paragens de táxi que acabam com roubo ou luta de grupos (que nem são da zona, pois muitos deles vêm do Golfe, Cazenga, Zangos I, II, III, Viana, entre outros) e mancham o “bomnome” desta zona calma.

Os bairros do KM30, KM32, Ramiros, entre outros, que ficam na zona costeira, são calmos, onde leva-se uma vida “soft”, sem stress ou distante das confusões da metrópole luandina. Mas estas movimentações dos banhistas têm ameaçado a nossa convivência pacífica, pelo que pedimos que façam praia, andem, regressem à casa e conduzam com prudência.

Um abraço!