Mais de 100 mil pessoas esperadas em Londres em marcha por novo referendo

Mais de 100 mil pessoas esperadas em Londres em marcha por novo referendo

Mais de 100 mil manifestantes são esperados numa “Marcha pelo Futuro” este Sábado, partindo de Hyde Park em direcção ao parlamento britânico, para reivindicar um referendo sobre o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia O ‘mayor’ de Londres, Sadiq Khan, a cozinheira Delia Smith e a empresária e membro do painel do programa de TV Dragon’s Den, Deborah Meaden, são algumas das personalidades que deram o seu apoio ao evento.

A manifestação vai começar junto ao Hyde Park pelas 12 horas horas e desfilar até à praça do Parlamento, em Westminster, onde vários oradores deverão discursar a partir das 14 horas horas. Na origem deste protesto está a campanha ‘People’s Vote’, que reivindica um Voto Popular ao resultado das negociações para o brexit por acreditarem que o resultado será muito diferente do obtido com a campanha para o referendo de 2016 que determinou a saída britânica da UE.

O Voto Popular é uma campanha promovida por várias organizações, incluindo Open Britain e Britain for Europe, que argumenta que um novo referendo é do interesse tanto de quem votou contra como a favor do brexit. “Ninguém votou para tornar este país pior, causar desemprego, prejudicar o NHS [Serviço Nacional de Saúde], afectar o futuro de milhões de jovens ou aumentar a divisão neste país. Quanto mais claro se torna o acordo final sobre o brexit, mais claro está que não fará nada para melhorar a justiça social, reduzir a desigualdade, melhorar a nossa qualidade de vida ou criar um futuro melhor para as gerações futuras”, referem no apelo à participação na manifestação.

Uma petição iniciada pelo diário The Independent já foi assinada por quase um milhão de pessoas e o apoio público tem vindo a crescer, contando com o empenho de deputados como o trabalhista Chuka Umunna, as conservadoras Tory Sarah Wollaston e Anna Soubry, o líder dos Liberais Democratas, Vince Cable, e a deputada do partido Verde, Caroline Lucas. Outras personalidades favoráveis incluem a actriz Lena Headey, o cantor Bob Geldof, o escritor Michael Morpurgo, o compositor e comediante Tim Minchin, os actores Dominic West e Patrick Stewart e o antigo futebolista Jamie Carragher. Vários, como o milionário cofundador da marca de roupa Superdry, Julian Dunkerton, o escritor Ian McEwan ou os antigos ministros do partido Trabalhista David Miliband e Peter Mandelson contribuíram com dinheiro para pagar autocarros para transportar pessoas de fora de Londres.