Destruídos mais de mil engenhos explosivos no Bengo

Destruídos mais de mil engenhos explosivos no Bengo

Mil e 384 engenhos explosivos foram destruídos ontem, Sábado, na localidade do Icau, município do Dande, província do Bengo, pelas brigadas do Instituto Nacional de Desminagem (INAD)

Em declarações à imprensa, o chefe do Departamento do INAD do Bengo, Filipe Diamonica, explicou que os engenhos foram removidos na comuna das Mabubas, numa área de cerca de 400 hectares que está servir para construção de fogos habitacionais. Frisou que estão livres de minas algumas áreas da comuna do Quicabo, Ambriz, a zona onde passa a linha de alta tensão Mabubas-Bucula, Desvio da Barra do Dande-Ambriz, bem como as zonas da Estação e Tratamento de Água (ETA) das Mabubas e Porto Quipiri.

Segundo Filipe Diamonica, a destruição desses artefactos enquadra-se no lançamento das actividades dos engenhos explosivos recolhidos durante o mês de Junho deste ano até a presente data, tendo sublinhado que o programa irá continuar nos próximos tempos com a demolição de mais engenhos que ainda se encontram depositados nos seus armazéns.

Referiu que a comuna do Úcua (Dande), Pango Aluquém e Nambuangongo são as áreas mais endémicas em termos de contaminação por engenhos explosivos, tendo em conta as informações obtidas pelo INAD junto das au
toridades e comunidades locais. Realçou que com os meios logísticos e transportes entregues hoje será possível fazer a recolha destes engenhos, alguns serão destruídos no local devido o tempo em que se encontram no local, bem como pela sua sensibilidade por oferecer perigo na sua transportação.

Os meios rolantes e de acomodação (cama e colchões) vão permitir ainda dar resposta a essas solicitações e contribuir em grande medida para continuar realizar as actividades de desminagem na província. Assistiram à cerimónia de destruição dos explosivos, o secretário de Estado para Acção Social, Lúcio do Amaral, membros do Governo provincial do Bengo, do Instituto Nacional de Desminagem (INDA), Forças Armadas e da polícia nacional.