Luzia Inglês destaca a importância da diáspora no desenvolvimento do país

Luzia Inglês destaca a importância da diáspora no desenvolvimento do país

A secretária geral da Organização da Mulher Angolana (OMA), Luzia Inglês, reafirmou em Lisboa, Portugal, a importância dos angolanos na diáspora no apoio ao desenvolvimento do país.

A também deputada Luzia Inglês teceu estas declarações quando dissertava sobre o tema “A conjuntura geral do país”, numa palestra dirigida a mulheres angolanas, em Portugal, a convite da Associação da Mulher Migrante Angolana (AMMA), no âmbito do slogan eleitoral do MPLA nas recentes eleições “Melhorar o que está bem e corrigir o que está mal”. Defendeu, igualmente, a importância de reforçar a organização da comunidade angolana em Portugal em que as mulheres devem participar activamente para a defesa dos seus direitos bem como para o cumprimento dos seus deveres como pilares da família.

Na alocução sobre a situação actual de Angola, Luzia Inglês sublinhou a importância da mensagem sobre o Estado da Nação, proferida na abertura do segundo ano legislativo pelo Presidente da República João Lourenço. A ocasião serviu também para auscultar as dificuldades que enfrentam as mulheres angolanas em Portugal, bem como a comunidade angolana em geral, tendo sido realçadas questões como a regularização da situação dos antigos combatentes e veteranos da Pátria, transferências bancárias de Angola para Portugal por motivo de saúde, educação e apoio familiar, situação dos doentes angolanos em Portugal e subsidiariamente a regularização do registo civil para alguns angolanos.