Banco Económico lança aplicação de poupança a longo prazo

O Banco Económico volta a inovar e lança uma aplicação a prazo, única no mercado angolano, com uma taxa de rentabilidade até 12% e com acesso imediato a um limite de descoberto na conta à ordem, caso o cliente necessite inesperadamente de liquidez. O novo Depósito Rendimento Flexível privilegia modalidades de subscrição de maior prazo, para estimular os clientes para a adopção de conceitos de poupança mais sustentáveis.

Em Angola, um dos principais entraves à poupança a longo prazo prende-se com o facto de os clientes preferirem aplicações de curto prazo, por recearem vir a precisar, a qualquer momento, do dinheiro investido. Para colmatar esta barreira, o Banco Económico criou um novo depósito a prazo com taxas de rentabilidade muito competitivas, que traz a inovação de disponibilizar de imediato um descoberto na conta à ordem, caso se verifique uma necessidade de liquidez imprevista. O Depósito Rendimento Flexível tem um montante mínimo de subscrição de 250.000 kwanzas para clientes particulares e 500.000 kwanzas para clientes Umoxi (affluent).

Para além disso, são permitidos reforços pontuais, ou ainda estabelecer um plano de entregas periódico, com alterações de periodicidade e montantes, a qualquer momento. A aplicação disponibiliza opções de subscrição para 12, 18 e 24 meses com taxas TANB (Taxa Anual Nominal Bruta) até 12%, sempre com os juros pagos mensalmente. Esta aplicação não permite realizar mobilizações antecipadas durante o prazo do contrato. Porém, em caso de necessidade, o cliente poderá recorrer à possibilidade de descoberto associado ao produto, através da qual o banco permite a disponibilização de fundos até 80% do montante aplicado no depósito a prazo, de imediato, e com toda a flexibilidade de utilização e reembolso. Henda Teixeira, administradora do Banco Económico, acrescenta: “o banco tem vindo a implementar uma sólida estratégia de segmentação de mercado, com o objectivo de criar produtos e serviços que antecipem as necessidades dos clientes e respondam às expectativas dos diferentes perfis de consumidores.

Este posicionamento implica, também, o estudo e a análise rigorosa do comportamento dos consumidores, face aos diversos produtos bancários e financeiros existentes. Sabemos que o conceito de poupança ainda enfrenta alguns desafios no mercado angolano, por isso, o Depósito Rendimento Flexível foi concebido para estimular a apetência por aplicações com prazos mais extensos, privilegiando o longo prazo com uma taxa de rentabilidade mais atractiva”. Este novo depósito a prazo traduz mais um passo no compromisso assumido pelo Banco Económico de criar produtos e serviços inovadores e competitivos, que geram valor acrescentado para os clientes, contribuem para o desenvolvimento da indústria bancária de Angola e para o aumento da literacia financeira dos consumidores nacionais.