Liga dos Campeões: Árbitro zambiano Eliminou o 1º de Agosto

Liga dos Campeões: Árbitro zambiano Eliminou o 1º de Agosto

Depois do 1-0 em Luanda na primeira das meias-finais da Liga dos Clubes Campeões Africanos, o embaixador angolano, com uma arbitragem “inclinada” foi afastado ontem pelo Espérance de Tunis da Tunísia por 4-2, no Estádio Olímpico de Radès.

O árbitro Zambiano, Janny Sikazwe, afastou ontem o 1º de Agosto da Liga dos Clubes Campeões Africanos. No Estádio Olímpico de Radès, o profissional poupou os corvos, o Espérance de Tunis da Tunísia, e penalizou as pombas, o 1º de Agosto, representante angolano. Na segunda mão das meias-finais, o mau serviço do zambiano resultou num 4-2 a favor dos donos de casa. Por preferir o vil metal, Janny Sikazwe escreveu, pela sua actuação, o seu nome na lista dos árbitros corruptos do continente africano. Aos 78 minutos, o árbitro zambiano anulou um golo limpo do embaixador angolano. Na sequência de um ponta pé de canto, a bola passa pelas mãos do guarda redes tunisino. Este, sozinho e sem a pressão dos adversários, não agarrou, no entanto o defesa central Bobó marcou.

Em reacção, mesmo estando próximo do lance, Janny Sikazwe anulou o golo sem dar qualquer explicação. No banco do 1º de Agosto, o técnico Zoran Macki e seus auxiliares não acreditaram no que viram. Os jogadores meteram as mãos na cabeça, uma vez que a soberania do árbitro foi contrária às leis do fair-play e do futebol. Na ressaca do lance, os tunisinos subiram ao terreno, por via de um passe adiantado do guarda redes. Na disputa do lance, um dos avançados trava em falta o defesa central Dany Massunguna. O árbitro, por sua vez, fez vista grossa, mandou jogar. O médio Badri, estava numa posição privilegiada, fez o quarto que qualificou o Espérance de Tunis para a final da Liga aos 85 minutos.

Balbúrdia no Estádio

Os adeptos tunisnos mostraram que são desordeiros e que tal prática está longe de terminar. Por esta razão, lançaram pequenos “petardos” no campo, fazendo muito fumo a volta do Estádio, bem como no campo onde desfilavam os artistas do desporto rei. Os atletas do 1º de Agosto, como o fumo era demais, sentiram-se mal. Nas bancadas, a polícia tentou reprimir, no entanto os adeptos insurgiram-se contra às forças da ordem pública. Arremessaram objectos contundentes, o que resultou na detenção de vários adeptos do Espérance de Tunis depois do jogo.

“É difícil jogar em Tunis”

O antigo presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Armando Machado, admitiu que é díficl jogar em Tunís, na Tunísia, casa do Espérance.Armando Machado assegurou que o 1º de Agosto entrou bem no jogo, mas a arbitragem terá sido tendenciosa. Por esta razão, as fragilidades na arbitragem africana continuam a prejudicar muitos clubes. “É difícil jogar em Tunis, já vivi isso com o Petro de Luanda”, admitiu o ex dirigente da FAF. Armando Machado referiu que o 1º de Agosto sai de cabeça erguida, sendo que jogou melhor que o Espérance de Tunis. O antigo durigente da FAF admitiu que as arbitragens no continente devem ser analisadas com minuciosidade, porque, só assim haverá fair play. Armando Machado lamenta o sucedido, mas acredita que melhores dias virão para o futebol angolano.

“Pouca vergonha para o futebol”

O antigo presidente do 1º de Agosto, Francisco Furtado, disse que a arbitragem zambiana foi a Tunis, Tunísia, casa do Espérance, para prejudicar o 1º de Agosto. Em declarações à Rádio 5, o ex dirigente fez saber que infelizmente tem sido assim no futebol africano, mas o 1º de Agosto foi um digno vencido. “Foi uma pouca vergonha para o futebol africano em Tunis ontem”, lamentou Francisco Furtado. Para o antigo presidente, no reduto dos tunisinos aconteceu tudo menos fair play, coisa que se recomenda no futebol e em qualquer outra modalidade. Francisco Furtado disse que a direcção do 1º de Agosto tem provas suficientes para encaminhar à Confederação Africana de Futebol (CAF), órgão que rege a modalidade no continente berço. O ex dirigente desportivo adiantou que as imagens são claras e que vão rodar o mundo por via de vários canais. Francisco Furtado referiu também que o 1º de Agosto termina a sua campanha africana com o sentimento do dever cumprido.