Ministra aponta livro como base fundamental para desenvolvimento social e económico

Ministra aponta livro como base fundamental para desenvolvimento social e económico

A leitura e o livro são a base fundamental para o desenvolvimento sócio-económico das sociedades, por constituírem vectores que permitem ao cidadão manter-se informado, comunicar, discutir e participar activamente no exercício da democracia, afirmou ontem, em Luanda, a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira.

Para a ministra, que falava na abertura da 1ª reunião da Comissão Nacional Multi-sectorial para o Acompanhamento e Implementação da Política Nacional do Livro e da Literatura, o livro deve ser um bem a todos acessível e constituir um vector fundamental na luta contra o analfabetismo e na promoção do conhecimento. Para o efeito, segundo a governante, deve ser estimulado o desenvolvimento da actividade editorial, bem como o fortalecimento do sistema grossista de livros, a modernização das livrarias, o surgimento de livrarias nos municípios e bairros, a produção de edições populares.

A política do Livro, avançou a governante, visa a mobilização de recursos e a articulação de esforços do Executivo e da sociedade civil para estabelecer prioridades e desenvolver programas que favoreçam a expansão do livro e da leitura, estruturar o mercado editorial e livreiro e fomentar as actividades comerciais e industriais relacionadas com o livro.

A comissão criada é coordenada pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, e tem como objectivo implementar a estratégia relativa ao livro e à leitura pública, elaborar e submeter propostas de actos normativos e administrativos de competências do Titular do Poder Executivo, propor e implementar o Plano Nacional de Leitura com o envolvimento dos departamentos ministeriais competentes, assim como apoiar iniciativas que visam conferir ao livro infantil prioridade na política livreira, desde o processo de criação ao de distribuição.

Avaliar e propor medidas que visam o crescimento da indústria livreira, estimular o uso da capacidade gráfica nacional disponível e a concorrência constam entre as incumbências da comissão que integra os ministros da Indústria, do Comércio, Turismo, Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, da Comunicação Social, Educação, Acção Social, Família e Promoção da Mulher.

Os secretários do Presidente da República para os Assuntos Sociais, de Comunicação Institucional e Imprensa e o director do Gabinete de Quadros também fazem parte da comissão.

A referida comissão integra ainda o director-geral da Biblioteca Nacional de Angola, do Instituto Nacional das Indústrias Culturais e Criativas, representantes da União dos Escritores Angolanos (UEA), da Academia Angolana de Letras, das Entidades de Gestão Colectiva, das Associações de editores, livreiros, distribuidores de livros, produtos livreiros e afins, das instituições religiosas e representantes das autoridades tradicionais.-