União Europeia garante que vai reforçar sector bancário em Angola

União Europeia garante que vai reforçar sector bancário em Angola

A União Europeia garantiu que vai continuar a investir em Angola, sobretudo no sector bancário, a fim de ajudar a alavancar o desenvolvimento do país.

A garantia foi dada, ontem, em Luanda, pelo embaixador da União Europeia em Angola, Tomás Ulichy, no final de uma audiência concedida pela vice-presidente do MPLA, Luísa Damião. O encontro visou, segundo Tomás Ulichy, estabelecer relações pessoais com a nova vice-presidente do partido que detém o poder em Angola e informá-la sobre o ponto de situação da cooperação bilateral entre Angola e a União Europeia e da sua intenção de continuar a investir em Angola. Na ocasião, o embaixador informou que o Governo angolano e a União Europeia encontram-se a estabelecer um plano conjunto que servirá de base para alavancar o desenvolvimento económico, social e ambiental do país.

Avançou que a União Europeia pretende apoiar e reforçar o sector bancário em Angola, bem como vestir no sector das águas e na agricultura, onde recentemente procedeu ao lançamento de um projecto no Sul do país, avaliado em 65 milhões de euros. Tomás Ulichy disse terem recebido da vice-presidente do MPLA, Luísa Damião a garantia de o partido estar empenhado em reforçar a cooperação com a União Europeia. A União Europeia encontra-se actualmente a cumprir um Plano de Desenvolvimento acordado com o Ministério da Economia e o programa de sete anos assinado com o Governo angolano.