Festival Inter-colegial encerra Sábado com “prova final” na Tenda do Kilamba

Festival Inter-colegial encerra Sábado com “prova final” na Tenda do Kilamba

O concurso envolveu mais de 50 colégios e escolas públicas das províncias de Luanda

Texto de: Jorge Fernandes

A final da V edição do Festival Intercolegial contemplando as categorias de “Cultura Geral” (Quem sabe, sabe), Dança e Música, realiza-se neste Sábado, 27, em acto a decorrer, na Tenda da cidade do Kilamba, sob a chancela da produtora Jacinto Jaci.

Os alunos serão submetidos a várias baterias de perguntas na categoria de “Cultura Geral”, em que será avaliada a clareza na resposta, o rigor científico e profundidade do argumento bem como a criatividade e originalidade da resposta.

Já na categoria de “Dança”, o corpo de júri vai avaliar a qualidade de execução, harmonia do candidato quanto à técnica e indumentária, musicalidade da coreografia e na execução dos movimentos, variedade coreográfica, capacidade de entretenimento, expressão e personalidade. Na categoria de “Música”, os concorrentes serão avaliados sob o ponto de vista da harmonia, postura em palco, interpretação musical, a vestimenta usada pelo estudante para interpretar a voz, bem como o timbre vocal entre outros requisitos.

Assim, disputam a final os colégios Pitruka, Nossa Senhora da Anunciação, todos da província de Luanda, o Renascença, Bancazi e escolas das Madres, provêm da província de Benguela.

O objectivo, segundo a organização, é incentivar os alunos a pautarem-se pela cultura investigativa, a fim de melhorar o desempenho escolar, dando oportunidades às escolas para que sejam representadas pelos seus melhores estudantes.

Prémios

O vencedor do concurso de “Cultura Geral” receberá como prémio, um ano pago numa universidade, uma viatura, a frequência de um estágio numa das empresas patrocinadoras do concurso, compras no valor de 50 mil Kwanzas num supermercado e igual valor em moeda.

A quem sagrar-se vencedor na categoria de “Dança” será contemplado com 100 mil Kwanzas em mãos, aulas de dança nos Estados Unidos da América, com formação de duas semanas durante as férias pedagógicas e um estágio no grupo Blue Dance. Por sua vez, o vencedor na especialidade musical, deverá receber da organização, 100 mil Kwanzas, a gravação de uma música em estúdio profissional e um vale de compras no valor de 50 mil Kwanzas, no Shopping Avenida.

Os demais vencedores do segundo ao quinto lugar serão prestigiados com diplomas de mérito e nas posições subsequentes, vão ser agraciados com diplomas de participação. Atractivos Para o encerramento desta edição, estão previstas as participações da cantora de funk Jojó Todynho (Brasil), da Força Suprema, Dji Tafinha, Dream Boyz, TRX, Mobbers, Pai Diesel, Tchobolito, Clepatia, Eva Rap Diva, Edgar Domingo, L´Vincy, Os Vila Toque, Sarissari, Júnior Py, Duck e Nico, Jhony B, Young Family, Neru Americano e Kilamba Shine.

Responsabilidade Social No âmbito da sua responsabilidade social, a organização através da produtora Jacinto Jaci procederá à reabilitação e apetrechamento de uma escola pública do município de Icolo e Bengo, na comuna de Bom Jesus, localidade que recebeu o ano transato bens diversos de primeira necessidade.-