Sahle-Work é a primeira mulher Presidente da Etiópia

Sahle-Work é a primeira mulher Presidente da Etiópia

Os parlamentares etíopes nomearam ontem pela primeira vez e por unanimidade uma mulher, Sahle-Work Zewde, como Presidente do país, após a renúncia de Mulatu Teshome

POR: Diário de Notícias

A diplomata de carreira Sahle-Work tornase assim o quarto Chefe de Estado na Etiópia desde a adopção da Constituição de 1995, que prevê a eleição de um Presidente para um máximo de dois mandatos de seis anos. Sahle- Work era até agora representante especial do secretário-geral da ONU, António Guterres, para a União Africana (UA). Anteriormente, tinha sido embaixadora do Djibuti (Senegal), em França, e Representante Permanente da Etiópia junto à Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento, o bloco regional da África Oriental.

Antes de nomearem Sahle- Work, as duas câmaras do Parlamento anunciaram a demissão do Presidente Mulatu Teshome, que ocupava o cargo desde 2013. Não foi dada nenhuma justificação relativamente à renúncia de Mulatu, mas os observadores acreditam que é resultado das negociações entre os quatro partidos que formam a coligação no poder, a Frente Democrática Revolucionária do Povo Etíope (EPRDF). O Presidente da Etiópia é oficialmente o chefe de Estado, mas as suas responsabilidades são essencialmente simbólicas e honorárias.

A maior parte do poder está nas mãos do primeiro-ministro, que representa o país nas grandes cúpulas internacionais. Em Abril, o EPRFD escolheu Abiy Ahmed como o novo primeiro- ministro e, pela primeira vez, um membro do maior grupo étnico do país, o Oromo. Desde que foi eleito, Abiy iniciou uma ampla agenda de reformas, incluindo a libertação de dissidentes e a abertura do espaço democrático e de paz com a vizinha Eritreia. Metade dos cargos do Governo de Abiy Ahmed são ocupados por mulheres. Mulatu, também do grupo étnico Oromo, renunciou um ano antes do final do seu mandato.