“Semana Outubro Urbano” prossegue com palestras no CCBA

“Semana Outubro Urbano” prossegue com palestras no CCBA

Sob o tema “Desenvolvimento Sustentável das Cidades” prosseguem hoje as duas últimas palestras de celebração da “Semana Outubro Urbano”, com a oficina “Boneca Abayomi” e “Luanda, cidade e literatura”

A oficina terá início às 14 horas e será apresentada pela brasileira Giselle Ferreira, enquanto a segunda palestra será ministrada pelo professor Osvaldo Silva da Universidade Católica de Angola, com arranque previsto para as 17 horas, ambas no Centro Cultural Brasil- Angola (CCBA).

A boneca Abayomi é feita somente com amarrações (nós) e tranças de um tecido de malha e adereços (roupas, turbante e acessórios) são feitos em pano africano. Os participantes aprenderão a confeccionar a boneca e serão orientados sobre as várias possibilidades de criação de peças comerciais a partir da sua feitura. Já para a segunda conversa sobre “Luanda, cidade e literatura” vai versar sobre os espaços, assim como os indivíduos, sujeitos portadores de identidade, ou seja, daquilo que faz com que se reconheçam e sejam reconhecidos como iguais a si mesmos.

Desde o seu estabelecimento como capital da colónia até aos dias de hoje, com o surgimento das chamadas “novas centralidades”, Luanda apresenta traços ambivalentes que dão forma a uma identidade espacial contraditória. Neste sentido, a palestra procura mostrar, com base no livro Luanda, cidade e literatura (2008), de Tânia Macedo, como a capital angolana vem sendo escrita e reescrita pelo respectivo discurso literário através das múltiplas contradições que a percorrem.

Os moderadores Giselle Ferreira é brasileira de São Luís do Maranhão, uma das capitais do Nordeste do Brasil. Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão, profissão que exerceu por 12 anos, período em que trabalhou no SESC Maranhão coordenando o Sector de Turismo Social. Em 2015, mudou-se para Angola e trouxe a sua marca de produtos artesanais a Chita Mia, hoje conhecida por Banga Artesanato.

Por sua vez, Osvaldo Silva é licenciado em Línguas e Literaturas Africanas pela Universidade Agostinho Neto (UAN). Mestre e Doutorando em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP).

Pesquisador Auxiliar no Centro de Estudos Africanos da Universidade Católica de Angola (CEA-UCAN). Desenvolve pesquisa sobre os seguintes grandes temas: literatura e sociedade nos países de língua portuguesa, cultura juvenil, educação e exclusão social, relações de género e reprodução social.