PR recebe representantes de associações empresariais angolanas

O Presidente da República, João Lourenço, concedeu hoje, no Palácio Presidencial, uma audiência colectiva a representantes de diferentes associações empresariais angolanas, a pedido destas.

Participaram nomeadamente os representantes da Associação Agro-Pecuária de Angola (AAPA); Associação de Empresas de Comércio e Distribuição Moderna de Angola (ECODIMA); Associação de Concessionários de Equipamentos de Transporte Rodoviário e Outros (ACETRO) e da Associação dos Hotéis e Resorts de Angola (AHRA).
O objectivo da audiência solicitada pelas associações foi o de apresentar ao Chefe de Estado um pacote de preocupações e ideias que gostariam de ver acolhidas pelo Executivo, de modo a favorecer uma reanimação da economia nas respectivas áreas de intervenção.
Foram levantadas questões como a necessidade de se criar no país um Banco de Fomento Agrícola, de se adoptarem mecanismos que agilizem a obtenção do visto de trabalho e que se olhe também para a pressão das multas sobre as empresas e a legalização da propriedade.
No conjunto, as quatro associações apresentaram perto de três dezenas de assuntos julgados fundamentais para o seu desempenho futuro, na presença de vários auxiliares do Titular do Poder Executivo, designadamente o ministro de Estado para o Desenvolvimento Económico e Social, os ministros das Finanças, Comércio, Indústria e do governador do Banco Nacional de Angola.
O Presidente da República orientou que as referidas associações trabalhem conjuntamente com os ministros dos respectivos sectores já na próxima semana, após o que deverão submeter ao Chefe de Estado os resultados dessa diligência.