Moxico vai produzir mais de um milhão de toneladas de produtos diversos em 2019

Moxico vai produzir mais de um milhão de toneladas de produtos diversos em 2019

A província do Moxico prevê produzir mais de um milhão e 565 mil toneladas de diversos na presente campanha agrícola 2018/2019, aberta Sábado3, na localidade de Samaria, município do Léua, contra um milhão e 152 mil e 422,6 toneladas da época transacta.

No acto de abertura, o chefe do departamento provincial do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), Eduardo Vieira, apontou as raízes, tubérculos e cereais, como sendo os principais produtos a serem cultivados. Para o efeito, fez saber que até ao presente momento foram preparadas 136 mil e 542,6 hectares de terra, prevendo um aumento substancial das terras de cultivo nesta época agrícola. No ano agrícola 2017/18 foram lavradas 166 mil e 184 hectares de terra. Indicou que a presente campanha agrícola vai envolver 151 mil e 700 famílias camponesas, mais mil famílias em relação à época anterior e 575 pequenos produtores distribuídos em 120 associações e seis cooperativas agrícolas. Para o sucesso da actividade, o também engenheiro agrónomo referiu que o seu sector tem disponível para a venda pública 29,5 toneladas de fertilizantes (MPK), 9,75 toneladas de ureia e 9,75 toneladas de sulfato de amónio.

Mil pás, 300 enxadas, 200 catanas, igual número de machados, 15 charrua de tração animal, cinco pulverizadores e idêntico número de toneladas de milho, são entre outros instrumentos e sementes agrícolas de que o IDA dispõe de apoio aos camponeses da região. Na ocasião, a porta-voz da associação agrícola “Ulunga”, Odeth Samama, apontou a insuficiência de instrumentos agrícolas, falta de meios de transporte e de créditos bancários como as principais dificuldades que impedem o bom desempenho da actividade do campo. Ao encorajar os agricultores, o governador do Moxico, Gonçalves Muandumba, que orientou o acto, lembrou que a agricultura é um dos sectores escolhidos pelo Executivo para diversificar e fortalecer a economia nacional, por isso, prometeu construir pontes de madeira para facilitar a transportação dos produtos do campo para os maiores mercados de consumo.