Livro sobre vida e obra de Bonga chega amanhã às bancas

Depois de já ter sido apresentada em Lisboa, Portugal, o livro sobre a vida e obra do músico Barceló de Carvalho “Bonga”, intitulada “Marcas na Oralidade da Música de Bonga”, chega às bancas de Luanda esta Quintafeira, para venda e sessão de autógrafos no Memorial António Agostinho Neto, a partir das 17 horas. Composta por cinco capítulos, além da abordagem sobre a Vida e Obra do músico, contém textos sobre os Géneros Musicais Angolanos, Análise dos Textos de Bonga e da Aplicação Didáctica dos referidos textos, contará com a presença do músico na capital do país.

Filomeno Pascoal referiu que a obra serve para homenagear o músico José Adelino Barceló de Carvalho ‘Bonga’, por considerà-lo defensor da música, cultura angolana e africana. Disse ainda que foi motivado a escrever o livro, pelo facto de admirar o trabalho e a personalidade do artista. “Sou um eterno apaixonado pelas músicas do Bonga, por ser uma pessoa irreverente.

As questões políticas não o incomodam. Ele narra os aspectos sócio-culturais e é um defensor da cultura africana. Todas essas facetas me impressionaram desde criança ”, contou. Disse ainda que o facto de o músico falar abertamente sobre os assuntos político, culturais e sociais motivouo também a elaborar a obra, resultante do seu trabalho de final de curso.