AAPCIL organiza feira da Batata e do Natal em Dezembro

AAPCIL organiza feira da Batata e do Natal em Dezembro

A cidade do Lubango, província da Huíla, acolhe na primeira quinzena de Dezembro a tradicional Feira de Natal, agora denominada “Feira de Natal e da Batata. O objectivo é dar mais opções de compra de bens de consumo aos habitantes da região com pouco poder de compra e não só.

Em tempos de redução de custos, comprar mais produtos de qualidade e com menos dinheiro é o que se deseja. É assim que a Associação Agropecuária, Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL) organiza, de 10 a 15 de Dezembro, a Feira da Batata e do Natal, com a participação de todos os municípios da província que vão expor e comercializar produtos do campo, gado suíno, caprino, aves, hortícolas, morango e não só. “ A intenção é fazer um cabaz com produtos nacionais e menos industrializado, onde a Batata-rena será o principal produto, uma vez que existem grandes quantidades produzidas nos municípios da Matala (centro da produção), Quilengues, Chibia e Humpata”, disse, Paulo Gaspar, mas sem avançar quantidades.

De acordo com Paulo Gaspar, o presidente da referida agremiação, nesta edição o evento acontece em simultâneo com a feira da Batata de produção nacional. “É uma aposta do governo provincial que este ano estará connosco na organização do evento. Estamos todos apostados em proporcionar um Natal condigno para todos os habitantes do Lubango e não só, uma vez que muitos habitantes do Namibe (Moçâmedes) também fazem compras aqui”, reforçou, admitindo igualmente a possibilidade de expositores da província vizinha em exporem na feira da Batata e do Natal. “Estamos abertos sobretudo para os empresários do sector das pescas, mas deve referir que trata-se de um evento que visa mostrar as potencialidades da Huíla em termos da agricultura”, realçou.

Paulo Gaspar sublinha a participação da academia, através do Instituto Superior Politécnico da Huíla que doravante passa a ser parceiro da AAPCIL na realização de feiras. “Além da academia, nesta edição temos todo o apoio do governo da província que inclusive já indicou alguns dos seus membros para fazerem parte da equipa técnica que organiza o evento. Será diferentes comparativamente as anteriores edições”, avançou o responsável associativo. Desde 2011, que a Associação Agropecuária, Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL) realiza a Feira de Natal com produtos nacionais para estimular a produção.