Nelson Francisco: O angolano que gere um dos melhores restaurantes da Noruega

Nelson Francisco, de 36 anos, natural da província de Luanda, município do Cazenga, instalou-se na Noruega em 2003, depois de ter passado pela Holanda e Portugal, e, até hoje, nunca mais saiu de lá. Agora, Nelson trabalha como gerente de um dos restaurantes que mais vende, o Friday City, localizado em Oslo, capital da Noruega.

Desde pequeno que o jovem Nelson Francisco sempre sonhou ser um cidadão do mundo. Desde muito cedo emigrou para Portugal e depois para a Holanda, aonde foi viver à procura de melhores condições de vida, mas foi na Noruega, propriamente em Oslo, onde encontrou o que tanto procurava. Nelson chegou à Noruega por intermédio de um primo que saiu da Holanda para viver em Oslo e, como foi passar uma semana, encantou-se com a cidade.

No princípio, Nelson teve muitas dificuldades para se adaptar ao clima e mesmo à língua, mas a maior dificuldade para o jovem sonhador, assim como para outros imigrantes, tem sido encontrar emprego. O jovem angolano não desistiu e foi à procura de um emprego para se sustentar, e foi assim que, em 2007, depois de uma entrevista e de ter apresentado o seu curriculum vitae, Nelson foi seleccionado para trabalhar na área da restauração numa das melhores redes de restaurantes e hotéis da Noruega, denominada Friday City. Hoje, com 12 anos de experiência e fruto da sua dedicação e competência no trabalho, em 2015 Nelson foi nomeado para o cargo de gerente de uma unidade do Friday, onde gere uma equipa de 87 funcionários desde noruegueses, suecos, entre outras nacionalidades. Apesar de trabalhar, Nelson não desistiu da sua formação. Enquanto trabalha de noite pelas manhãs ele ocupa o seu tempo numa das escolas norueguesas, onde frequenta o 2º ano do ensino médio do curso de gestão hoteleira e liderança.

“Na Noruega encontrei mais oportunidades. Quando falo de oportunidades refiro-me concretamente ao trabalho e a educação”, disse. Nelson que não avançou o número de clientes referiu apenas que é um dos restaurantes em Oslo que mais vende e que mais regista enchentes. Com o salário que ganha, Nelson consegue manter-se e também ajudar a família que está em Luanda. Apesar de ser negro, o angolano nunca teve nenhum problema com os seus colegas e avança que a experiência enquanto gerente tem sido boa. “A experiência tem sido boa. O que mais gosto no meu trabalho é a flexibilidade que tenho com o horário. É excelente”, ressaltou. Além disso, avança, um dos seus maiores sonhos foi ver os seus irmãos formados, sobretudo, por ter contribuído na formação de cada um deles.

Projectos Neste momento, adianta que ainda não tem planos de investir mas talvez um dia quer montar o seu próprio negócio em Angola assim como ter a casa própria.

Sobre o Friday O T.G.I. Friday’s ou simplesmente Friday’s é uma rede estadunidense de restaurantes típicos, fundada em 1965, em Nova York. Hoje existem mais de 992 restaurantes da rede espalhados por todo o mundo.