Comunidade angolana em Windhoek celebra independência com homenagem a Neto

Comunidade angolana em Windhoek celebra independência com homenagem a Neto

  O representante da missão diplomática angolana na República da Namíbia, Fernando Miguel, afirmou haver necessidade de se continuar a consolidar a Independência que foi conquistada com o “suor” não só dos angolanos, mas também de outros povos

No âmbito das celebrações dos 43 anos da Independência Nacional, a comunidade angolana residente na República da Namíbia, rendeu, ontem, homenagem ao primeiro Presidente da República de Angola, António Agostinho Neto. O acto teve lugar no pátio da Embaixada de Angola, na cidade de Windhoek, e juntou dezenas de cidadãos que se fizeram presentes em frente ao busto do primeiro presidente angolano, localizado no largo com o mesmo nome.

Após a entoação do hino nacional, coube ao ministro conselheiro, Fernando Miguel, em representação do embaixador de Angola na República da Namíbia, Manuel Rodrigues, fazer a deposição da coroa de flores. Em depoimento à audiência, a entidade diplomática relembrou que a conquista da Independência não só representa uma das etapas mais importantes para o povo angolano, mas de todos quanto colobararam para tal.

“A Independência foi conquistada com esforço e ajuda de outros povos . Há a necessidade de a consolidar e a juventude é a vanguarda deste desi
derato”, disse o ministro. O evento foi marcado ainda com a realização de diferentes actividades culturais e desportivas, que estiveram sob a organização do “Projecto Dipanda”. De forma individual ou colectiva, dezenas de jovens alistaram-se nas gincanas com diferentes tipos de jogos (35 vitória, Garrafinha, Mete e Tira, Corrida de saco, Cultura Geral etc).

A par destes, destacou-se a feira gastrónomica, na qual estavam a ser comercializados diferentes especialidades da culinária angolana. O“Projecto Dipanda”, criado por um grupo de cidados angolanos residentes na República da Namíbia, dentre os quais alguns ligados ao ramo empresarial, cujo objectivo é de promover a irmandade entre os angolanos residentes no referido país, também esteve presente no evento.