Em 2019 BNA vai implementar o fundo de garantia de depósitos

Em 2019 BNA vai implementar o fundo de garantia de depósitos

O Banco nacional de Angola (BNA) vai, a partir de Janeiro de 2019, dar início às actividades do Fundo de Garantia de Depósitos, para salvaguardar o dinheiro dos clientes nos bancos comerciais que, eventualmente, por várias razões, possam entrar em falência.

Com a entrada em funcionamento deste fundo, criado em Julho último, os depósitos dos clientes terão maior segurança e reforça-se a confiança dos depositantes, independentemente do banco em que estiver domiciliada a conta de cada cidadão, segundo a presidente da Comissão Executiva do Fundo de Garantia de Depósitos, Beatriz dos Santos.

A gestora, que falava à imprensa nesta Sexta-feira, em Luanda, após a tomada de posse dos membros da respectiva comissão, reafirmou que o Fundo de Garantia de Depósitos tem como função garantir os depósitos dos clientes dos bancos comerciais, salvaguardando os depósitos e a confiança dos depositantes. Referiu que farão parte deste fundo todos os bancos comerciais que operam no sistema financeiro angolano para socorrer os bancos que, porventura, possam falir por razões de vária ordem.

Sem avançar ainda o montante mínimo e máximo que os bancos comerciais deverão depositar no fundo, Beatriz dos Santos referiu que a comissão, juntamente com as instituições bancárias, está a criar as condições necessárias e a analisar o valor da participação e do prémio anual que todos os bancos terão de fazer para contribuir no fundo.

“Após a criação de todas as condições e a validação da negociação pela banca comercial, prevista para este ano, todos os bancos em actividade no território nacional serão obrigados a fazer parte do Fundo de Garantia de Depósitos, contribuindo com algum valor para a sustentabilidade deste fundo”, referiu.

Segundo a presidente, doravante a comissão executiva vai engajarse na análise da documentação que já está preparada, para que até ao fim deste ano se emita os normativos do sistema, que vão permitir a implementação deste fundo, prevista para o início de 2019.

Fazem ainda parte da Comissão Executiva do Fundo de Garantia de Depósitos, Luzolo Adriano Neto Espírito Santo de Carvalho (membro) e Amílcar Azevedo da Silva (membro). Além desta comissão, também tomaram posse os membros do Conselho de Auditoria do BNA, designadamente, Eliana Maria Fortes Santos (presidente), Daniela Naulila de Almeida Simão (vogal) e Jerónimo João Lara (vogal).

A cerimónia de tomada de posse dos membros da Comissão Executiva do Fundo de Garantia de Depósitos e do Conselho de Auditoria, que foi testemunhada pelo governador do BNA, José de Lima Massano, e o vice-governador do Banco Central, Tiago Dias, foi presidida pelo ministro das Finanças, Archer Mangueira, que ao conferir posse apelou aos membros maior engajamento na execução das tarefas que lhes foram incumbidas.