O Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA), José Eduardo dos Santos, afirmou nesta Quinta-feira, em Luanda, que a nomeação de novos chefes militares dá garantias de aceleração do processo de fortalecimento do sistema de defesa nacional

Ao discursar na cerimónia de tomada de posse de cinco oficiais generais das FAA, disse que esse procedimento tornará mais capaz a garantia da soberania nacional. Anunciou a aprovação de um programa integrado de segurança para harmonizar as acções da Polícia Nacional, do Ministério da Defesa e das Forças Armadas Angolanas, assim como dos Serviços de Segurança. Apontou igualmente como objectivo tornar mais eficaz a acção destes órgãos contra o crime e reduzir significativamente os índices de criminalidade no país e assim tornar igualmente Angola mais segura.

Precisou que, no âmbito da ligeira alteração feita do comando superior da FAA, foi nomeado um “destacado oficial general em comissão de serviço, para desempenhar o cargo de secretário de Estado da Reinserção Social, e que a intenção é prestar maior atenção e acelerar o processo de reintegração social e produtiva dos ex-militares”. Para o Chefe de Estado, com a nomeação do novo secretário de Estado da Reinserção Social vai concluir-se o processo de pagamento de subsídios de desmobilização, caso haja ainda pessoas por contemplar.

“A experiência dos oficiais generais ora empossados e as suas qualidades são as garantias de que o processo de reforma das FAA vai continuar e será acelerado, assim como o trabalho para a preparação das condições de vida dos seus efectivos”, expressou. No acto, tomou posse o general José Luís Caetano Higino de Sousa, para o cargo de chefe do Estado Maior General adjunto das FAA para a Área Operativa e de Desenvolvimento.Foram igualmente empossados o general Gouveia João de Sá Miranda, comandante do Exército, o general Marques Correia, segundo comandante do Exército, general Matias Lima Coelho, chefe do Estado Maior do Exército, e o vice-almirante Francisco Maria Manuel, segundo comandante da Marinha de Guerra Angolana.

Ainda no Palácio Presidencial, o Chefe de Estado empossou Jerónimo Mateus Van-Dúnem, para o cargo de juiz-conselheiro do Supremo Tribunal Militar das FAA. Presenciaram o acto o vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, o ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, Hélder Vieira Dias, e o chefe da Casa Civil do Presidente da República, Manuel da Cruz Neto. Testemunham igualmente a cerimónia o ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, o Chefe do Estado Maior General das FAA, general Geraldo Sachipengo Nunda, e o comandante-geral da Polícia Nacional, Comissário-geral Ambrósio de Lemos.

Comentários

comentários