A rede de televisão americana MSNBC revelou nesta Terça-feira que o Presidente Donald Trump pagou 36,5 milhões de dólares em impostos federais no ano de 2005, sobre uma renda total de 152,7 milhões, pouco depois de a Casa Branca informar um valor próximo.

A apresentadora da rede MSNBC Rachel Maddow anunciou, nesta Terça-feira, no Twitter, que havia acedido à declaração de renda de Trump de 2005 e que a publicaria às 21H00 locais (18H00 em Luanda), porém antes do anúncio, um funcionário da Casa Branca antecipou que o magnata pagou 38 milhões de dólares em impostos naquele ano. A declaração foi aparentemente descoberta pelo jornalista independente David Cay Johnston, cuja fonte que não revela.

“É completamente ilegal roubar e publicar declarações de impostos. A imprensa desonesta pode manter este tipo de coisa na sua agenda, porém o Presidente se concentrará na sua agenda que inclui uma reforma fiscal que beneficiará todos os americanos”, declarou o funcionário encarregado de impedir o “furo” de Maddow.

Trump sempre resistiu revelar as suas declarações de renda, contrariando uma tradição entre os políticos que concorrem à presidência dos Estados Unidos. Desde a campanha eleitoral de 2016, a imprensa dos EUA tem investigado com o objectivo de determinar as fontes de renda de Trump e possíveis conflitos de interesses.

Comentários

comentários