Adão do Nascimento pode ter sido vítima de enfarte do miocárdio

Adão do Nascimento pode ter sido vítima de enfarte do miocárdio

Uma fonte do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) de Moçambique avançou hoje, Sexta-feira, a OPAÍS, que a morte do ex-ministro do Ensino Superior, Adão do Nascimento, ocorrida na Quarta-feira, 12, no quarto 512 do Maputo Afecc Gloria Hotel, se deveu a causas naturais, mais especificamente a um enfarte agudo do miocárdio. Entretanto um jornalista moçambicano disse a este jornal estar a correr em Maputo a informação de que “ele usava um aparelho para o auxiliar nos batimentos cardíacos (Pacemaker)”, algo que um familiar próximo diz “não corresponder à verdade”.

Questionada sobre a referencia a um suposto ferimento na nuca de Adão do Nascimento e a possível ligação à morte, a fonte do SERNIC disse não ter informação sobre a causa do “pequeno ferimento”, mas que “não foi a causa da morte” podendo o ferimento ter, eventualmente, resultado da queda em consequência do enfarte.

Referindo que se tratava de um exame conclusivo, afirmou ser normal nas autópsias fazer-se também exames de toxicologia e, “pelas conclusões, não se detectou a presença de nenhum elemento químico que causou a paragem cardíaca”.

Fontes cruzadas em Maputo indicam que Adão do Nascimento e David Leonardo Chivela, quadro do Ministério da Educação, chegaram àquele país no dia 6 de Dezembro, com previsão de regresso hoje, 14, para contactos de negócios.

Adão do Nascimento nasceu a 22 de Novembro de 1958. Era doutorado em Ciências de Educação, pela Universidade de Quebeque em Montréal, Canadá e tinha um Mestrado em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Pedagógico Estatal Hertzen de Leninegrado, na ex-União Soviética.

Liderou o Ministério do Ensino Superior de 2012 a 2017, antes tinha sido secretário de Estado do Ensino Superior e vice-ministro para o Ensino Superior.