Namíbia quer converter-se no maior exportador de carne para Angola

Namíbia quer converter-se no maior exportador de carne para Angola

A República da Namíbia manifestou nesta Terça- feira, 22, a vontade de impulsionar as relações de cooperação com Angola em vários domínios, tendo destacado como prioridade o seu possível envolvimento nos programas de reabilitação e construção de infra-estruturas básicas e sociais. O novo embaixador namibiano, Patrick Nandago, acreditado ontem pelo Presidente da República, João Lourenço, apontou a área da produção de alimentos em Angola como ‘excelente’ e merecedora de uma atenção redobrada, aproveitando os seus recursos hídricos como ponto-chave para alcançar benefícios recíprocos.

No domínio da pecuária, garantiu que o seu país é uma grande potência na região, podendo vir a tornar-se num dos grandes fornecedores de carne para Angola, à semelhança do que faz com alguns países do Ocidente. “Nós enviamos carne para a União Europeia e Ásia, queremos que a nossa carne venha também para aqui próximo”, disse o dirigente, que, assegura, por outro lado, estarem a surgir pequenos e grandes criadores de gado com vista a tornar a produção sustentável. Quanto às relações entre os dois Estados, classificou-as de excelentes, daí a necessidade de se reforçar as relações comerciais e de investimentos.

“Sabemos que muitas infraestruturas foram destruídas durante a guerra civil, inclusive com na luta de libertação da Namíbia” referiu o diplomata, para quem a intervenção do país irmão nos diversos programas de reconstrução é importante. Patrick Nandago, o novo chefe da missão diplomática namibiana em Angola é diplomata de carreira há mais de 30 anos. Exerceu as mesmas funções em vários países do mundo, com destaque para o Brasil, Uruguai e Estados Unidos da América. A concertação política e diplomática nas organizações internacionais e regionais ganhou expressão quando os Governos de Angola e da Namíbia assinaram o Memorando sobre Consultas Diplomáticas em 2009. Angola e Namíbia, para facilitar as trocas comerciais e o comércio livre, têm rubricado um acordo sobre a isenção de vistos em passaportes diplomáticos, de serviço e ordinários.

Turquia e Vietname alinhados no reforço da cooperação

Os novos embaixadores da Turquia, Alp Ay, e do Vietname, Vu Ngoc Minh, também acreditados nesta Terça-feira, reafirmaram o interesse dos seus países em reforçar as relações bilaterais com Angola nos sectores da educação, saúde e agricultura, além de, provavelmente, identificar novas áreas de negócios Os dois diplomatas, que já exerceram as mesmas funções em alguns países do mundo, foram igualmente acreditados pelo Chefe de Estado, João Lourenço, numa cerimónia que decorreu à porta fechada.