Segunda onda de tornados e tempestades atingirá Sul e Centro-Oeste dos EU A

Segunda onda de tornados e tempestades atingirá Sul e Centro-Oeste dos EU A

Ao menos cinco pessoas, incluindo três crianças, morreram no final de semana por culpa de um sistema de tempestades que desencadeou mais de três dúzias de tornados no Sul dos EUA. Comunidades do centro do Texas e do oeste da Louisiana, já assoladas por inundações repentinas e ciclones na primeira onda, voltarão a ser golpeadas por ventos intensos, ciclones e chuva forte, segundo o AccuWeather e o Centro Nacional do Clima (NWS, na sigla em inglês).

“Esta é uma tempestade perigosa, vigorosa”, disse Jim Hayes, meteorologista do Centro de Previsões do Clima do NWS de Maryland, na manhã desta Quarta-feira. Acredita-se que a tempestade se estenderá do Iowa e do Missouri, no norte, a Kansas, Oklahoma e Texas, no sul, disse John Feerick, meteorologista sénior do AccuWeather. “Dallas e Oklahoma City, de lá para o leste, provavelmente estão sob uma ameaça maior de ventos destruidores, aguaceiros inundantes e tornados”, disse Feerick.

O norte de Oklahoma pode ser atingido por pedras de granizo de 5 centímetros de diâmetro, ou maiores, nesta Quarta-feira, escreveu o NWS no Twitter. Hayes disse que a tempestade se alimenta inicialmente do ar quente e húmido sobre o Golfo do México. As cidades de Nova York, Filadélfia e Washington podem ter atrasos nas viagens devido à chuva e danos em propriedades por causa dos ventos fortes, alertou o AccuWeather.