Agricultura distribui ração animal no Virei e Bibala

Agricultura distribui ração animal no Virei e Bibala

Do lote de ração animal entregue pelo secretário de Estado da Agricultura, José Carlos, que se encontra em visita de trabalho à província do Namibe, constam ainda 33 toneladas de farelo granulado e 33 toneladas de farelo de milho, para os criadores do município do Virei. Outras 54 toneladas de feno estão igualmente em distribuição no município da Bibala. Os bens poderão minimizar a carência de alimentos que os mais de 50 mil animais vivem, devido à falta de água e pasto nesta zona, situação que provocou a transumância para outras áreas, como o município da Bibala. Em média, cada cabeça de gado consome 350 quilogramas de feno por dia.

Em declarações à imprensa, o secretário de Estado da Agricultura, José Carlos, reconheceu serem quantidades irrisórias, mas vão de certo modo ajudar a minimizar a carência alimentar do efectivo ganadeiro da província do Namibe. “São quantidades só para tentar reduzir os males da seca. É uma missão que deve ser contínua, pois aqui agradecemos as grandes moageiras que solidarizaram-se com o povo afectado e fizeram doação destes produtos e que também vai chegar ao município de Moçâmedes”, disse. Em função do prolongamento da seca, o secretário informou ainda que outras acções estão em curso, com a construção de infra-estruturas sanitárias nas províncias do Cunene, Namibe e Huila, a fim de melhorar o atendimento sanitário do gado.

Nestas províncias estão em curso projectos de reabilitação e construídas chimpacas e represas para retenção das águas da chuva e, no período seco, ajudar o abeberamento do gado. Na ocasião, o soba do Virei, Bernardo Mussongue, agradeceu o gesto do Ministério da Agricultura, por permitir ajudar na recuperação do gado. “ As quantidades são poucas porque temos milhares de cabeças de gado bovino e caprino, mas vamos distribuir um pouco para todos e assim podermos manter vivos os nossos animais”, referiu. O município do Virei dista 133 quilómetros e conta com mais de 20 mil habitantes na sua maioria criadores de gado e pequenos camponeses.