Feira da Batata e do Milho conta com mais de 100 expositores

Feira da Batata e do Milho conta com mais de 100 expositores

Cento e 72 expositores nacionais já estão inscritos para participar na Feira da Batata-Rena e do Milho, que o município do Chinguar, 75 quilómetros a Oeste do Cuito (Bié), vai acolher, de 08 a 11 de Agosto, numa iniciativa do Ministério da Agricultura e Florestas.

A informação foi prestada à Angop, na cidade do Cuito, pelo director provincial da Agricultura e Florestas, Marcolino Rocha Sandemba, sublinhando que a previsão é atingir uma meta acima de 200 expositores, quer nacionais quer estrangeiros, cuja eventual presença destes últimos ainda está por confirmar. Marcolino Rocha Sandemba avançou que o governo da província criou já condições para a realização exitosa da Feira, o que permitirá estimular a produção local da batata-rena e do milho.

O Ministério da Agricultura e Florestas elegeu a 22 de Junho, aquando do lançamento da campanha agrícola 2019, Chinguar, para albergar de 8 a 11 de Agosto deste ano a Feira da Batata-Rena no país, pelo facto de ser actualmente um dos maiores produtores desse tubérculo. A vila do Chinguar, com uma extensão de 3.300 quilómetros quadrados, e 117 mil e 470 habitantes, foi elevada à categoria de cidade a 15 de Agosto de 1971. Na região, tem-se verificado o cultivo três vezes ao ano desse tubérculo, com o recurso à água por meio do sistema de irrigação. O cultivo da batata-rena é mais frequente no tempo do Cacimbo, que vai de Abril a Outubro, devido à fraca incidência de doenças nesta época. Na época chuvosa, a produção baixa devido aos custos de produção, no que respeita a fito-fármacos, pelo facto de a incidência de pragas e doenças ser maior nesta altura.

Em Março deste ano, foram já colhidas duas mil toneladas de batata rena, mais mil em relação à produção do último trimestre de 2018, em 63 hectares, sendo que até Setembro próximo, os camponeses perspectivam colher mais de oito mil toneladas. Já o milho, na província do Bié, Centro de Angola, está a colher nesta época agrícola 6 mil quilos em cada hectar, contra 800 quilos da campanha passada.

Na campanha agrícola 2018/2019 foram preparados 10 mil hectares de terra de forma mecanizada nos municípios do Cuito, Camacupa, Catabola, Chitembo, Cunhinga, Cuemba, Nhârea, Chinguar e Andulo. O aumento da produção deveu-se ao apoio do Executivo, concretamente do Ministério da Agricultura e Florestas, com 5 mil toneladas de fertilizantes diversos aos agricultores locais. Além dos fertilizantes, os camponeses receberam ainda 600 toneladas de sementes diversas para garantir e melhorar a qualidade de produção das culturas e charruas de tracção animal, amónio e outros instrumentos agrícolas, tais como machados, enxadas, catanas e limas.