Vítima congolesa do Ébola pode ter entrado no Rwanda e no Uganda

Vítima congolesa do Ébola pode ter entrado no Rwanda e no Uganda

A mulher foi uma das quase 1.700 vítimas do actual surto de 11 meses da doença altamente contagiosa, que a OMS elevou para uma emergência internacional de saúde na Quartafeira e que até agora tem sido efectivamente confinada ao Nordeste da República Democrática do Congo. Três pessoas morreram no Uganda no mês passado. Mas elas não espalharam o Ébola ainda mais para lá, e o Ruanda nunca teve um caso registado.

A peixeira congolesa vomitou várias vezes em Mpondwe, um mercado do outro lado da fronteira, no Uganda, a 11 de Julho, poucos dias antes da sua morte, disse a OMS na Quarta-feira, citando um relatório do Ministério da Saúde do Uganda. Um segundo peixeiro morreu de Ébola no Congo na Terça-feira depois de passar um tempo no mesmo mercado, acrescentou. O ministério suspeitava que, enquanto infectada, a mulher também foi para as cidades congolesa de Goma e Gisenyi no Rwanda, a negócios, disse a OMS na Quinta- feira. O ministro da Saúde do Rwanda não estava imediatamente disponível para comentar.

Sem deixar sinais

Uma vasta campanha de vigilância e vacinação, com quase 75 milhões de exames, até agora manteve o surto confinado. O comité de emergência de especialistas em saúde internacional que assessora a OMS havia recusado por três vezes declarar uma emergência – uma designação rara que visa galvanizar apoio global.

Mas os casos da peixeira e de um pastor que morreu este mês depois de viajar para Goma, uma cidade de 2 milhões de habitantes, uma porta de entrada para outros países da região, serviram para galvanizá-lo. “O comité está preocupado com o facto de que, após um ano do surto, há sinais preocupantes de possível extensão da epidemia”, disse o relatório do comité na Quarta- feira. Jonathan Ball, professor de virologia molecular da Universidade de Nottingham, na Grã-Bretanha, disse que os últimos casos e a disseminação contínua da epidemia mostraram que os esforços actuais não foram suficientemente eficazes. Apesar da disponibilidade de uma vacina eficaz e de um amplo grupo de especialistas, o surto “não mostra sinais de diminuir”, disse ele.

Os trabalhadores da saúde envolvidos na campanha de vacinação também enfrentaram hostilidade de comunidades em risco, onde alguns equiparam o Ébola à bruxaria – o tipo de resistência que o ministério ugandês disse que os trabalhadores que tentam localizar pessoas que entraram em contacto com a peixeira teriam que lidar. Até agora, os profissionais de saúde sabiam de 12 pessoas com alto risco de contrair Ébola. Mas um dono de uma peixaria com quem ela havia lidado trancou a sua loja e não pôde ser rastreiado, nem os seus quatro atendentes ou irmão, e outros comerciantes se recusaram a compartilhar o seu contacto telefónico, disse o ministério.

Até agora, testes com comerciantes no mercado não haviam encontrado nenhum infectado com o vírus, disse o porta-voz do ministério, Emmanuel Ainebyona. A equipa continuou a monitorar os operadores. Ball disse que é necessária uma acção coordenada para encerrar o surto, em particular a estabilidade política e civil e o aumento efetivo do envolvimento com as comunidades afectadas.