O Diário do Governo tem 147 anos e é o mais antigo do acervo da Biblioteca Nacional de Angola”

O Diário do Governo tem 147 anos e é o mais antigo do acervo da Biblioteca Nacional de Angola”

Que retrato faz da Biblioteca Nacional de Angola actualmente?

A Biblioteca Nacional é, nos termos da Lei 27/03 de 10 de Outubro, depositária legal e, por força disso, possui um vasto e rico acervo bibliográfico herdado do período colonial.

Somos a instituição ao nível nacional com maior acervo em termos de publicações periódicas e não periódicas publicadas depois de 1975, e temos o acervo bibliográfico nacional constantemente actualizado. O número de utentes registados tende a aumentar anualmente sendo que de 2013 a 2018, tivemos um aumento de 65% de usuários.

Quantos funcionários tem e como estão distribuídos?

A instituição neste momento possui apenas 21 funcionários, incluindo o director-geral e o director-geral adjunto, assim distribuídos: Departamento de Apoio ao director-geral, com 1 funcionário; o Departamento de Administração e Serviços Gerais, com 5; o Departamento de Recursos Humanos e das Tecnologias de Informação, 1 funcionário e o Departamento de Aquisições, Depósito Legal e Preservação de Colecções, com 6 funcionários. Seguem-se os Departamento de Serviços de Bibliotecas Públicas e Cooperação Institucional com 1 funcio- O Diário do Governo tem 147 anos e é o mais antigo do acervo da Biblioteca Nacional de Angola” Daiana Afonso O PAÍS Sexta-feira, 19 de Julho de 2019 15 pUB nário, o Departamento de Acolhimento e Promoção da Leitura, com 4, e o Departamento de Investigação, Edição e Informação, com 1 funcionário.

Qual é a capacidade desta instituição em termos de espaço para a investigação no domínio bibliográfico?

Temos um espaço para albergar 200 usuários.

Como é constituído o seu acervo e quais sãos as obras mais procuradas?

O acervo bibliográfico é constituído por diversas áreas do conhecimento segundo a Classificação Decimal Universal. As obras mais solicitadas são aquelas relacionadas à História de Angola, Tecnologia em geral, Medicina, Ciências Sociais (Sociologia, Direito e Educação), Linguística, História Geral, Filosofia e Gestão.

Como é constituído o acervo bibliográfico?

Relativamente ao acervo bibliográfico, a Biblioteca Nacional possui cerca de 100.000 obras de diversas temáticas.

Qual é o livro mais antigo, o que retrata e quem é o seu autor?

A obra mais antiga é um periódico com o título Diário do Governo e é igualmente a mais rara. É um periódico Diário do Governo datado de 1872.

 Quais são os critérios de acesso aos livros?

Para ter acesso aos livros, os usuários devem chegar à biblioteca, consultar o catálogo e posteriormente preencher uma ficha onde colocam os dados do livro que pretendem consultar, nomeadamente título e autor do livro e a colocação do mesmo nas estantes. Quantos investigadores recebem em média por ano? Recebemos uma média de 12 investigadores

Por mês?

Mensalmente temos cerca de 4 investigadores.

Quantos receberam até ao momento?

Até ao momento já tivemos 3 investigadores.

Quantos leitores recebeu durante o ano transacto?

A Biblioteca Nacional recebeu um total de 78.060 utentes, durante o pretérito ano de 2018, 36.450 leitores no primeiro semestre e 41.610 no segundo. Este ano de 2019, a Biblioteca Nacional já conta com um total de 46.150 leitores recebidos ao longo do primeiro semestre, registando assim um aumento de aproximadamente 10 mil leitores em comparação ao registo de leitores do primeiro semestre do ano de 2018.

Como está a instituição em termos de formação em biblioteconomia?

É frequente a Biblioteca Nacional realizar cursos de capacitação profissional em biblioteconomia, sendo que ao longo do ano de 2018 tivemos 6 cursos com um total de 56 formandos. A formação estende-se a diferentes províncias do país e participam na mesma técnicos de instituições públicas e privadas.

Quais são os grandes projectos da Biblioteca Nacional de Angola?

Os grandes projectos cingem-se na admissão de técnicos superiores em biblioteconomia nos próximos 3 anos, capacitar os actuais da biblioteca em matéria de utilização das novas tecnologias, fundamentalmente para catalogação do acervo; A informatização do acervo bibliográfico e a disponibilização do mesmo online, dispor de um edifício adequado de raiz, possibilidade de gestão da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas por via electrónica, e ter um crescimento de utilizadores mínimo de 10% anualmente.