Trabalhadores da SODEPAC sem salários há 11 meses

Trabalhadores da SODEPAC sem salários há 11 meses

Ouvidos a propósito, os trabalhadores, que apesar da situação continuam a laborar, clamam por solução urgente, uma vez que têm sido forçados a recorrer a pequenos “biscatos”, para sustentar as suas famílias. Criado em 2006, com o propósito de dinamizar e acelerar o processo de diversificação da economia, através de investimentos público e privado nos sectores da agricultura e floresta, o Pólo Agro-industrial de Capanda abrange os municípios de Malanje, Cacuso e Cangandala.

Actualmente, o pólo conta com 39 empresas-âncora instaladas numa área de 190 mil hectares e com um volume de negócios estimado em mais de 200 mil milhões de kwanzas. Para se inteirar da real situação do projecto, o ministro da Agricultura e Florestas, António Francisco de Assis, efectuou uma visita de dois dias às fazendas do pólo, tendo no final destacado o trabalho já feito, com realce para o apoio à agricultura familiar, não obstante as dificuldades que os trabalhadores enfrentam. Prometeu que o Ministério está a trabalhar para restituir os 11 meses de salário em atraso.

Lembrou que o Estado quer se retirar da actividade empresarial em alguns sectores, incluindo o agrícola, de modo a impulsionar o sector privado. Por sua vez, o presidente do Conselho de Administração do Instituto de Gestão de Activos e Participação do Estado (IGAP), Walter Barros, reconheceu o potencial do Pólo Agro-industrial de Capanda no fomento da agricultura familiar, cuja acção deve prosseguir. Durante dois dias (17 e 18), o ministro da Agricultura e Florestas constatou o funcionamento de algumas fazendas instaladas no Pólo Agro-industrial de Capanda e manteve encontros com cooperativas de agricultores e piscicultores do referido projecto