Pelo menos 15 civis mortos no Leste do Congo por supostos militantes islâmicos

Pelo menos 15 civis mortos no Leste do Congo por supostos militantes islâmicos

Suspeitos militantes islâmicos mataram pelo menos 15 pessoas durante a noite no Leste do Congo, disseram autoridades locais no Sábado, no mais recente massacre desde que o exército lançou uma grande ofensiva contra os rebeldes no mês passado

O exército da República Democrática do Congo iniciou a sua mais recente campanha, com apoio das forças de paz da ONU, em 30 de Outubro para erradicar combatentes das Forças Democráticas Aliadas (ADF) das densas florestas próximas da fronteira com o Uganda. Como foi o caso em operações militares anteriores contra o ADF, os seus combatentes retaliaram, atacando civis, matando mais de 40 desde a semana passada, segundo activistas da sociedade civil local. Ataques atribuídos pelo governo ao ADF mataram centenas de civis desde 2014.

Os ataques de Sexta-feira na cidade de Mbau e nos arredores foram realizados com armas brancas, disseram autoridades locais. Entre as oito vítimas em Mbau, havia seis membros de uma mesma família. Sete membros de um grupo étnico pigmeu que vivem na floresta próxima também foram mortos, disseram autoridades. Os seus corpos foram encontrados amarrados e as gargantas foram cortadas. “Os rebeldes estão a atacar civis a fim de espalhar o terror e pânico entre a população”, disse Donat Kibwana, administrador regional da cidade vizinha de Beni. Os moradores de Mbau disseram que demorou muitas horas para os soldados baseados nas proximidades responderem, uma queixa comum após ataques na área.

Oficiais do exército não estavam imediatamente disponíveis para comentar. Pesquisadores e grupos de defesa dos direitos humanos afirmam que alguns soldados congoleses e outros grupos rebeldes também participaram em massacres desde 2014 por uma variedade de motivos frequentemente relacionados com a competição pelo poder em zonas sem lei dominadas por dezenas de grupos de milícias. Vários dos ataques anteriores do ADF, fundado no Uganda em 1995, foram reivindicados pelo Estado Islâmico, mas a extensão do seu relacionamento permanece incerta. Não se sabe que o ADF tenha prometido publicamente lealdade ao Estado Islâmico.