Escritor João da Silva Cardoso sugere nome de artistas na toponímia

Escritor João da Silva Cardoso sugere nome de artistas na toponímia

O escritor João da Silva Cardoso sugeriu, esta Terça-feira, em Luanda, a revisão da toponímia angolana, passando a contar com nomes de artistas e outras figuras de referência, de forma a homenagear e valorizar os feitos de todos aqueles que contribuíram de algum modo para o bem do país. João Cardoso é de opinião que a toponímia deve ter nomes de artistas nacionais de referência, para que sejam homenageados e valorizados pela contribuição que deram para a elevação da nossa Cultura.

Adiantou que a atribuição destes nomes na toponímia seria um reconhecimento do Estado a todos aqueles que contribuíram, culturalmente, para a elevação do nome de Angola, antes e depois da independência. O autor advoga a necessidade de um estudo para a escolha dos nomes existentes nas categorias como a literatura, a dança, o teatro, as artes plásticas, a escultura e a música, para que sejam homenageados na toponímia.

Disse que numa ronda realizada nas principais ruas de Luanda reparou que todas elas têm nomes de políticos, e quando é de um artista este é de nacionalidade portuguesa de séculos passados. João da Silva Cardoso deu o exemplo de ruas da Urbanização Nova Vida, no Kilamba Kiaxi, Talatona e de algumas centralidades onde as vias são numeradas ou identificadas por ordem alfabética, quando podiam ter o nome de artistas.

Na opinião do professor do ensino médio, uma sociedade não se faz simplesmente com políticos, mas com todos que se destacam nos vários campos e garantem o crescimento de uma nação. O autor referiu que quem fala de nomes da cultura para a toponímia, fala de outras áreas da sociedade, de todos que deram o seu máximo pelo país.

O professor lamentou o facto de a toponímia angolana ter preservado as designações de figuras portuguesas, herdadas do período anterior à independência. João da Silva Cardoso nasceu na província de Malanje, em 1972, é licenciado em literatura africana pela Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto, conta com os romances “ De corpo e Alma “ e “Histórias da Minha Vida “ publicados e tem algumas publicações em revistas e jornais.