Merkel rejeita convite de Trump para comparecer na cimeira do G7

Merkel rejeita convite de Trump para comparecer na cimeira do G7

Angela Merkel não quer sair da Alemanha para poder continuar a monitorizar a situação do novo Coronavírus.

Achanceler alemã, Angela Merkel, rejeitou o convite do Presidente norte-americano para participar pessoalmente na cimeira do G7, em Junho, nos Estados Unidos da América (EUA), devido ao contexto pandémico da Covid-19, revelou o escritório do Governo germânico.

“Actualmente, dada a situação geral da pandemia, ela não se pode comprometer em participar pessoalmente [na cimeira]”, disse o seu gabinete, acrescentando que Angela Merkel continuará a monitorizar a situação do novo Coronavírus.

Depois de ter cancelado a cimeira do G7, marcada para 11 e 12 de Junho, em Camp David, o Presidente norte-americano disse há uma semana que estava a considerar organizar uma reunião de líderes, porque seria “um excelente sinal para todos” para um regresso ao normal durante a pandemia.

Imediatamente após o anúncio, a chanceler alemã admitiu que não ainda tinha decidido comparecer pessoalmente ou por videoconferência, mas ontem o seu escritório disse à agência DPA que a governante já tomou uma decisão.

Ao nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 362 mil mortos e infetou mais de 5,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 2,4 milhões de doentes foram considerados curados.