Mais de 200 pessoas presas em Nova Iorque antes do toque de recolher

Mais de 200 pessoas presas em Nova Iorque antes do toque de recolher

Cerca de 200 pessoas foram presas na cidade de Nova York na noite de Segunda-feira antes de o toque de recolher entrar em vigor às 23h (03:00 GMT na Terça-feira), informou a mídia local.

Seguindo o mesmo modelo dos dias anteriores, os protestos pacíficos na cidade tornaram-se violentos durante a noite. Os presos da Segunda-feira eram principalmente saqueadores que arrombaram várias lojas em Midtown Manhattan, Union Square e Fifth Avenue, que estavam fechadas a meses devido à pandemia da Covid-19, de acordo com a NBC4 e o The New York Times.

O caos teve como resultado o toque de recolher imposto pelo prefeito Bill de Blasio, que começará às 20 horas de Terça-feira e terminará às 5 horas de Quarta-feira.

O toque de recolher de Segunda-feira terminou às 5 horas na Terça-feira. Os dois toques excluem os trabalhadores essenciais, desabrigados e pessoas que buscam tratamento médico, de acordo com o prefeito.

No entanto, houve ainda manifestantes quando o toque de recolher começou, e Bill de Blasio publicou uma mensagem no Twitter para persuadi-los a voltar à casa.

“Apoiamos protestos pacíficos nessa cidade. Mas agora está na hora de voltar à casa”, disse o prefeito no Twitter cerca de 30 minutos após o início do toque de recolher.

“Algumas pessoas estão lá fora hoje à noite não para manifestar mas para destruir bens e prejudicar outras (…) as suas acções são inaceitáveis e não permitiremos isso na nossa cidade”, assinalou.

O governante do Estado de Nova York, Andrew Cuomo, e o prefeito, Bill de Blasio, fizeram uma declaração conjunta na tarde de Segunda-feira, anunciando o toque de recolher para controlar os actos violentos nos protestos extensivos pela morte do homem de Minnesota, George Floyd, devido à brutalidade e racismo da Polícia.

A presença policial na cidade de Nova York foi duplicada na noite de Segunda-feira para 8 mil oficiais, com um grande número deles enviados ao Lower Manhattan e centro de Brooklyn, onde a violência e o saque foram exuberantes na noite do Domingo.

Até agora, pelo menos 1,2 mil pessoas em Nova Iorque foram presas em cinco dias nas manifestações na cidade, e mais de 40 agentes policiais foram feridos, de acordo com a NYPD.