Ministério da Saúde da Rússia revela faixa etária indicada para vacina Sputnik 5

Ministério da Saúde da Rússia revela faixa etária indicada para vacina Sputnik 5

O director do Centro Científico de Especialização em Aplicações Médicas do Ministério da Saúde da Rússia, Vladimir Bondarev, revelou nesta Quarta-feira (12) a faixa etária que já passou por testes exitosos da vacina russa.

“Na Federação da Rússia é adoptado certificar crianças – do nascimento aos 18 anos, maiores de idade e adultos de 18 a 60 anos e pessoas mais velhas – de mais de 60 anos.

Estudos clínicos foram realizados num grupo de voluntários de idades entre 18 e 60 anos. Portanto, a vacina é indicada para o uso em pessoas de 18 a 60 anos”, Bondarev afirmou em conferência de imprensa.

O especialista também comentou que estudos clínicos adicionais são necessários para pessoas mais velhas, salientando que provavelmente serão feitos durante testes clínicos após o registo.

Enquanto isso, Aleksandr Gintsburg, o director do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, que é uma das entidades criadoras da vacina, afirmou estar vacinado e a se sentir bem, tendo em torno de 60 anos de idade.

Nesta Terça-feira (11), a Rússia anunciou o registo da primeira vacina para a Covid-19, chamada Sputnik V, que será produzida industrialmente.

O presidente Vladimir Putin endossou a vacina, declarando que a mesma passou por todos os testes necessários.

A vacina foi desenvolvida pelo Centro Gamaleya e o Fundo Russo de Investimentos Directos (RFPI, na sigla em russo). A solução possui dois componentes injectados separadamente, que devem criar imunidade sustentável contra o vírus.

A vacina até ao momento foi testada em 76 voluntários. De acordo com o ministro da Saúde russo, Mikhail Murashko: “Em qualquer caso a vacinação será voluntária […] será oferecida a profissionais da saúde.”