País forma mais de 15 mil profissionais de saúde

País forma mais de 15 mil profissionais de saúde

Segundo a ministra da Saúde, os quinze mil e 367 profissionais multidisciplinares  de saúde, formados sobre biossegurança, manuseamento de casos da Covid-19, visam reduzir o impacto da doença nos mesmos e melhorar a prestação dos cuidados de saúde.

Silvia Lutucuta, que  fez esta revelação, nesta sexta-feira, em Luanda, por ocasião do 25 de Setembro, Dia Nacional do Trabalhador da Saúde,  acrescentou que o o seu pelouro   orientou também que todos os trabalhadores devem prevenir-se, controlar a infecção nos serviços de saúde, reduzindo a exposição à Covid-19.

A ministra fez saber que os números de profissionais da função pública nesta altura aproximam-se aos 100 mil. “ É imperativo que os profissionais de saúde utilizem completamente materiais de protecção individual como máscaras, de forma a assegurar a sua saúde e de todas as pessoas que recorrem a unidade sanitária, minimizando, deste modo, o risco de contágio”, asseverou.

Para a prevenção e combate à Covid-19, Sílvia Lutucuta disse que o Governo adquiriu 599 toneladas de material de biossegurança, equipamentos de laboratório, testes, camas, ventiladores invasivos e não invasivos e medicamentos.

Neste âmbito, apontou, foram ainda adquiridos cinco laboratórios de Biologia Molecular e Serologia (ELISA) para as províncias de Huambo, Luanda, Lunda Norte e Uíge, aumentando assim a capacidade diária para 12 mil testes, sendo a capacidade instalada na capital do país de 6 mil testes de RT-PCR e 6 mil de serologia (ELISA).

“Construímos centros de tratamento da Covid-19 na Zona Económica Especial (ZEE), em Luanda, hospitais de campanha em Cabinda e na Lunda Norte, estando em instalação os outros nas províncias do Zaire e Cunene”, indicou.