Partido de Merkel adia escolha de novo líder

Partido de Merkel adia escolha de novo líder

O comité executivo dos democratas- cristãos (CDU) da chanceler alemã Angela Merkel decidiu adiar uma conferência do partido, planeada para 4 de Dezembro, para eleger um novo líder, disse o secretário- geral Paul Ziemiak, nesta Segunda-feira. O comité executivo concordou que não poderia realizar a reunião, que deveria acontecer na cidade de Stuttgart, no Sudoeste do país, em meio à pandemia do coronavírus.

“A situação actual não permitiria uma conferência do partido a 4 de Dezembro”, disse Ziemiak a repórteres. O momento para eleger um novo líder da CDU, agora, não está claro. Quem quer que seja eleito para o cargo largará à frente para suceder Merkel, no poder desde 2005, como chanceler. Ela disse que não tentará a reeleição nas eleições federais previstas para Outubro de 2021.

Fontes de alto escalão do partido afirmaram que uma decisão sobre o novo candidato a chanceler para representar a aliança conservadora da CDU e o seu partido irmão bávaro, a União Social Cristã (CSU), não poderia mais ser decidida antes das eleições estatais de Março. Annegret Kramp-Karrenbauer disse, em Fevereiro, que não queria mais suceder Merkel e deixaria a liderança da CDU. Até agora, Armin Laschet, primeiro- ministro do Estado ocidental da Renânia do Norte-Vestfália, o antigo rival de Merkel, Friedrich Merz, e o especialista em política externa Norbert Roettgen estão na disputa pelo cargo.