Derrame de petróleo afecta costa marítima do Nzeto

Derrame de petróleo afecta costa marítima do Nzeto

Um derrame de petróleo em águas profundas na província do Zaire, atingiu a costa marítima do município do Nzeto desde segunda-feira (26).  Segundo a Angop, que cita o administradorr municipal, Augusto Tiago, o derrame nos mares da vila piscatória ocorreu nas imediações do Bloco 32, plataforma de exploração de crude na província, operada pela multinacional TOTAL..

É segundo  derrame de petróleo que se regista na região depois de  em Fevereiro deste ano, a praia do Quinfuquena, no Soyo ter sido afectada por um derrame que chegou a atingir a   província de Cabinda.

Desconhece-se, para já, a distância náutica e a área afectada , mas a companhia  assegurou que  já forma tomadas providências,  para que a mancha do óleo negro não chegue  às praias da vila piscatória de Nzeto.

A mesma garantia foi dada pelo  director local para o ambiente, Ketuzeiko Pinda, que disse que as autoridades estão a trabalhar com a empresa poluidora para se aferir o grau e as consequências do derrame.  Pinda aproveitou para  apelar os pescadores não se fazerem ao mar nesta altura. A província do Zaire tem uma costa marítima de 250 quilómetros, entre os municípios do Soyo, Nzeto e Tomboco.