MASFAMU reconhece avanços em prol da igualdade de género

MASFAMU reconhece avanços em prol da igualdade de género

Faustina Alves afirmou que o último relatório apresentado no Decénio da Mulher 20102020 demonstra os avanços, ao intervir na 5.ª Sessão Ministerial Ordinária do Comité Especializado sobre igualdade de género e empoderamento da mulher dos Estados-membros da União Africana (UA).

Garantiu que o Executivo angolano sempre esteve e continuará comprometido com a prevenção da violência baseada no género, protecção dos mais necessitados e a promoção do bem-estar das famílias e das comunidades, tomando várias medidas legislativas, administrativas, sociais e educativas, adequadas para a sua realização.

A governante reafirmou o posicionamento em continuar a trabalhar com União Africana na implementação dos instrumentos normativos que regulam as questões da violência contra as mulheres e do empoderamento das mulheres em África, em especial da década da mulher africana e do protocolo de Maputo sobre direitos da Mulher em África.

No entanto, disse que o país continua preocupado com o financiamento dos programas, a melhoria das estatísticas da saúde sexual e reprodutiva, mulher, paz e segurança, assim como a implementação sólida dos diferentes instrumentos aprovados. De acordo com Faustina Alves, o cumprimento da Agenda 2063 só será possível quando mulheres e homens se beneficiarem de oportunidades iguais para atingirem a sua capacidade plena. Angola participou ontem…

 

Leia mais na edição em PDF do Jornal OPais Diário.
Faça já a sua subscrição!
Envie um e-mail para info@opais.co.ao e tenha acesso à todas as notícias na íntegra.